Três novas viaturas são integradas à frota da GM
Veículos novos serão empregados no patrulhamento preventivo
A Prefeitura de Itatiba está investindo em mais segurança para o município. Por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, a Guarda Municipal de Itatiba acaba de ter integradas à sua frota mais três novas viaturas Hyundai Creta, que estão equipadas e preparadas para o patrulhamento preventivo e a ronda escolar no município.
Os veículos foram apresentados ao prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, acompanhado do secretário de Segurança de Defesa do Cidadão interino, Hiroshi Bando, junto aos comandantes na base da GM, localizada no Parque Ferraz Costa. Já nesta semana, elas deverão estar nas ruas.
No final de dezembro de 2022, já havia sido incorporada à frota a minivan Chevrolet Spin destinada à Ronda Ostensiva Municipal – ROMU. Estão em ação quatro motocicletas para as equipes de GPOM (Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos).
Novos armamentos
O novo investimento feito pelo município na GM se soma aos recentes novos lotes de armamento com que a Guarda passou a contar. No final de setembro último, chegaram carabinas e fuzis – armamento de alto impacto – além de armas não letais como o taser, que imobilizam por meio de choque elétrico.
Pouco antes, também em setembro, a GM local havia recebido doação de 29 armas da Unidade de Gestão Segurança Municipal de Jundiaí – 25 pistolas Taurus 59S e quatro espingardas calibre 12. No ano passado também já haviam sido adquiridas 46 pistolas 9mm, além de munições específicas, de alta qualidade. Com as novas armas, os guardas municipais recebem novo treinamento voltado a elas.
Investimento contínuo
Além de novas armas e viaturas, a Prefeitura de Itatiba vem investindo continuamente na GM, desde aparelhamento até treinamento, passando por novos uniformes, que incluem coturnos táticos de alta qualidade para todos os GM e bonés personalizados, além de coldres táticos, com segurança antiarrebatamento que traz mais confiabilidade no uso das armas pelos agentes.
Nos novos uniformes, foram incluídas camisas táticas – com tecnologia americana, chamadas Combat Shirts, que possuem maior maleabilidade, conforto e respirabilidade, fazendo com que os guardas possam atuar de maneira mais eficiente e confortável. A tropa recebeu ainda escudos balísticos.
Crédito: Mari Carla Giro/PMI