PREFEITURA DE JAGUARIÚNA ENTREGA ULTRASSOM MORFOLÓGICO NO CENTRO DE ESPECIALIDADES
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde desta quinta-feira, dia 24 de agosto, o aparelho de ultrassom morfológico do Centro de Especialidades Médicas, localizado no Campus I da UniFAJ.
O novo equipamento – importante para o diagnóstico de malformações congênitas, entre outros – foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Medicina da UniFAJ.
O ultrassom morfológico tem por finalidade avaliar o risco de aneuploidias fetais e de diagnosticar as malformações congênitas, e deverá ser solicitado para gestantes que fazem acompanhamento pré-natal na rede pública do município e de acordo com as seguintes indicações: suspeita de malformação diagnóstica, idade materna acima de 35 anos, história pregressa de malformação fetal e/ou aneuploidia, história familiar de malformação congênita e/ou aneuploidia, suspeita de infecção materna aguda de efeito teratogênico e abortamento habitual.
Participaram da solenidade de entrega o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o presidente da Câmara de Jaguariúna, Romilson Silva, os também vereadores Afonso Silva e Ton Proêncio, o professor Flávio Fernandes Pacetta, diretor-geral da UniFAJ, o professor André Pinto Lemos de Faria, gestor da Faculdade de Medicina da UniFAJ e o presidente da Associação Santa Maria de Saúde (Asamas), Rene Penna Chaves Neto.
“Temos a alegria de ter uma faculdade em nossa cidade, ainda mais uma faculdade como a UniFAJ. Esse investimento aqui hoje é graças a essa parceria entre Prefeitura e UniFAJ. Esse equipamento vai preservar a vida da gestante e do bebê. Os exames por imagem são muito importantes, conseguimos a mamografia, o ultrassom, a tomografia e a ressonância. Com isso, zeramos a fila. São grandes investimentos para nossa população”, disse o prefeito Gustavo Reis.
“É um serviço que não tem no SUS e agora nossas gestantes contam mais esse exame. Quero agradecer a todos pelo empenho em firmar essa parceria”, comemorou a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo.
“Jaguariúna tem um sistema de saúde muito profícuo, para atender as pessoas que mais precisam. É uma grande honra fazer parte desse momento. Somos um exemplo de parceria entre o público e o privado”, disse Flávio Pacetta, do Grupo UniEduk.
Fotos: Ivair Oliveira