É O BICHO

Pet’s não são indicados para presentes de Natal

Caso decida adotar um pet saiba que será para uma vida longa e feliz, sem devolução e sem desculpas, porque late, porque cresceu, porque destruiu sua casa e por aí vai.
Nesta época do ano, é muito comum que os pequenos peçam aos pais um pet de presente. Apesar da interação entre crianças e animais de estimação ser bastante estimulada, os pais devem estar atentos a muitos detalhes significativos quanto à posse responsável.  Pet´s não são brinquedos e exigem compromissos a longo prazo. Por isso, antes de ceder aos desejos das crianças, é preciso estar atento às responsabilidades.
Preparamos algumas dicas:
1) Cuidado na escolha do cão você deve ter tempo, respeito, cuidados, dinheiro. Os cães se adaptam ao dono e ao espaço que você oferece a eles, mas nada de colocar em uma casinha, num quintal de lama, acorrentado e tomando chuva e sol intenso, que certamente além de ser denunciado, você pagará multa, prestará serviço comunitário e perderá a posse do seu pet, correndo o risco de nunca mais poder adotar nenhum.
2) Prefira sempre adotar, pois existem muitos adultos ou filhotes precisando de um novo lar. Ter um pet é uma felicidade de mão dupla, e fará bem a todos, mas é importante esta conversa para diminuir os abandonos.
Por isso antes de adquirir o seu pet é importante considerar o tempo médio de vida, que é de 15 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou feriados prolongados. Não faça nada por impulso, até porque, ele será membro de sua família e não um enfeite.
3) Antes de adotar ou adquirir, pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida ou perfil. O animal é a semelhança do dono e a maneira como você vai educá-lo vai definir seus padrões de caráter.
4) Caso você já tenha outros cães em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência. Normalmente, é comum levar uns 15 dias para uma boa adaptação.
5) Jamais deixe o seu pet solto na rua. Nada de deixá-lo sozinho para as voltinhas no quarteirão, e sem chances dele ficar o dia todo fora de casa e só voltar a noite. Na hora do passeio, leve-o com uma coleira ou guia e nunca esqueça que ele deve possuir a placa de identificação, com o nome dele e o telefone do dono (a).
6) Evite as crias indesejadas. Castre machos e fêmeas.
7) Cachorros e gatos precisam de alimentação de qualidade e de  água fresca e limpa.
8) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao médico veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.
9) Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção e carinho.
10) O Brasil tem milhões de cães abandonados.
Pets adultos que encontram-se nas feiras de adoção se adaptam rapidamente em qualquer ambiente.
Com atenção a todas essas questões e o envolvimento da família, trazer um novo pet para casa, proporcionará uma vida cheia de alegrias e uma companhia para toda a vida!
Infelizmente, nessa época do ano, vemos muitas pessoas darem animais de estimação de presente de Natal sem ter o cuidado de observar se o presenteado quer.
Em época de festa, vale tudo, até abandonar o pet à própria sorte, enganar as crianças dizendo que fugiu e quando voltam compram outro.
Alguns cuidados para diminuir o sofrimento dos pets e das pessoas que os respeitam, principalmente onde festejar, são importantes, além de se colocar no lugar do outro que sofre, com a sua ausência, falta de atenção, locais novos e estranhos para eles que se assemelham ao abandono.
O local escolhido pela família para que o pet fique durante sua ausência deve ser de confiança. Não esqueça de levar a carteira de vacinação e de passar o remédio contra pulgas e carrapatos. Assim, você protegerá o seu pet e os outros animais do local.
Lembre-se, seu pet deve estar devidamente vermífugado, com a vacinação em dia em todos os momentos de sua vida. Isso demonstra que, além de você ser um cuidador consciente, preza pela qualidade de vida do seu pet. O mais importante de tudo: nunca jogue seu pet nas ruas achando que ele vai ficar bem, nas ruas, ele encontrará frio, fome, medo e morte! Você não vai querer iniciar 2023, com a consciência pesada, vai?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo