ITATIBA

Mostra Criativa de Itatiba prevê inscrições em outubro

Mostra Criativa de Itatiba já anuncia a 3ª edição

Artesanato diversificado e caprichado de mais de 70 expositores formaram a 2ª edição da Mostra Criativa de Itatiba, incentivando o empreendedorismo e movimentando a economia local (Renato Jr./PMI)

No último sábado (23/09), a Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), reuniu mais de 70 expositores na área coberta do Parque Luís Latorre durante a 2ª edição da Mostra Criativa de Itatiba, com opções de artesanatos e produtos alimentícios caseiros. Já em outubro, tem início o período de inscrições para a terceira edição, anunciada pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante o evento.

“O principal objetivo é que vocês estejam aqui expondo e agradecemos, pois fazemos este evento de coração, com muito gosto. O resultado é consequência. Preparem-se, porque vamos fazer a 3ª Mostra aqui. E, para o próximo ano, que este evento tenha um calendário fixo para desenvolver ainda mais este trabalho”, disse o prefeito Thomás, ao lado da primeira-dama e presidente do FSS, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário Mauro Delforno e pela vice-presidente do FSS, Rosa Paladino Delforno. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a próxima edição.

2ª Mostra Criativa (5)
(Tatiana R. Petti/PMI)

“Para a organização, o saldo foi superpositivo. Ouvimos pessoas que participaram pela primeira vez, adoraram a experiência e já querem participar de outra”, comentou Ana Paula Pugliero Souza, coordenadora da Mostra ao lado Elaine Araújo. Ambas são da Oficina Retalhos do Coração, o ateliê do Centro de Capacitação Solidária do FSS.

Participações

Para esta 2ª edição, o FSS ofertou a oportunidade de aulas que acrescentaram conhecimento à participação dos artesãos.

“Está sendo ótimo, estou adorando. Me preparei para estar aqui hoje, com novidades. As aulas contribuíram bastante, fiz produtos baseada no que aprendi em termos de imagem pessoal, por exemplo. Eu não usava certas cores por causa das mentalidades que eu tinha e a professora quebrou várias crenças minhas. Mudei bem meu estilo e estou muito feliz comigo mesma”, disse Ticiane Rossi Fiaschitello, que vestia produtos confeccionados por ela mesma, como faixa de cabelo e pochete.

Mariana Facina, de 18 anos, estuda em horário integral e encontrou um jeito de participar das aulas do Fundo Social. “Participei e já estou aplicando o conhecimento de entrada e saída de dinheiro. Está me ajudando bastante, porque eu não tinha muito controle. Estou gostando muito de participar aqui hoje, uma experiência muito boa”, contou a jovem vendendo artesanato em resina.

A design floral Isabella Lourenço estava com seu carrinho de flores e arranjos para dar boas-vindas à Primavera, estação que chegou no mesmo dia da mostra. “Acho a iniciativa muito legal! É um espaço para os artesãos exporem seus produtos e se encontrarem para parcerias novas. A minha vizinha, no espaço ao lado, faz robe de noivas e eu faço alguns buquês. Ela já falou de fazer parceria, indicar, oferecer desconto… Acho isso muito importante”, contou.

2ª Mostra Criativa (8)
(Tatiana R. Petti/PMI)

Também nesta edição, a participação de mãe e filha artesãs: Elisabete Golfieri e Priscila Golfieri. “Hoje, por ser nossa primeira feira, já pensamos em algumas coisas que podemos mudar para a próxima participação. Também achei bacana que nos cursos foi dada muita dica e estamos tentando pôr em prática aqui hoje também”, comentou Priscila. “Foi excelente, sempre é bom aprender. Tudo para mim foi novidade e achei ótimo, acrescentou Bete.

As aulas abordaram gestão financeira, preço de venda, benefícios do MEI, vendas na prática, imagem e marketing, tendo como parceiros o Programa FormAção do FSS, Fundação Escola TVTec e Sebrae SP, além do professor voluntário Marcos Rogério Naitzk.

A Mostra também contou com alguns integrantes do Galpão Criativo, incentivador da economia criativa em Jundiaí, comidas e bebidas artesanais e programação cultural, com apresentações da cantora Victoria Huggler – presença já confirmada para a 3ª edição -, alunos e professores do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani e Karen Zachar’s.

O evento contou com apoio de Covabra Supermercados na doação de bananas que foram disponibilizadas para todos – expositores e público – durante as 8 horas de evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo