ESPORTES

Jogo de Xadrez e seus benefícios

Da redação

O xadrez é um jogo de raciocínio e inteligência, famoso no mundo todo. É um entretenimento de tabuleiro, disputado entre dois jogadores, de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.
Para conseguir este triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, a atividade passou a ser valorizada em escolas com intuíto de colaborar no progresso da aprendizagem aumentando o desempenho e desenvolvendo a concentração.

PRECONCEITOS
Infelizmente, sua prática são erroneamente cercadas de preconceitos, sendo descrito por muitos como um jogo de elite, um passatempo para pessoas superdotadas ou ainda uma brincadeira para “nerds”. Ledo engano!
Segundo o professor de matemática e responsável pela equipe Itatibense de Xadrez, José Antônio Bertaglia, o xadrez é uma recreação para quem deseja exercitar seu cérebro. Lembrando que, de acordo com pesquisas feitas em diversos Países, a prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico; auxiliando diretamente na imaginação, criatividade e comunicação dos jogadores.
Se você quiser jogar, poderá seguir os passos de pessoas como Arnold Schwarzenegger, Al Capone, Bob Dylan, Boris Becker, Casanova, Che Guevara, David Bowie, Fidel Castro, Humphrey Bogart, John Lennon, John McEnroe, Marlon Brando, Napoleão Bonaparte, Paul Newman, Salvador Dali, Sting , Woody Allen, Madonna, Anna Kournikova, Marilyn Monroe, Salma Hayek, Julia Roberts, Brooke Shields e Heidi Klum, todos grandes amantes do xadrez.

BENEFÍCIOS
Para José Antônio, não basta apenas apresentar as regras do xadrez e jogá-lo. “É preciso trazer o xadrez para a realidade de cada jovem, apresentar-lhe as regras de maneira dinâmica, tornando o jogo uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho desses novos praticantes”, explicou.
É óbvio que a matemática é uma das disciplinas que mais conseguem resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como: probabilidade, progressões geométricas e geometria plana (visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio), criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos.
Porém, o xadrez pode ser usado em todos os campos do conhecimento – história, sociologia e literatura, entre outros.
De maneira resumida, o professor ressalta que, ao jogar xadrez, o pra ticante recebe benefícios como:
1. Maior desenvoltura ao tomar decisões.
2. Treinamento do pensamento crítico.
3. Maturidade intelectual.
4. Poder de análise de consequências.
5. Aumento da disciplina.
6. Responsabilidade das ações.
7. Habilidade de antecipação.
8. Aumento da velocidade de pensamento.
9. Melhora no QI.
10. Exercita o cérebro, mantendo-o em forma.
11. Ajuda na prevenção do Alzheimer e da demência.
12. Desenvolve a criatividade.
13. Exercita e melhora a memória.
14. Melhora a aprendizagem e o desenvolvimento escolar.
15. Melhora a concentração.

Assista aos filmes:
Lances inocentes (1993)
Game Over: Kasparov e a máquina (2003)
Bobby Fischer contra o mundo (2011)
O Gambito da Rainha
Rainha de Katwe

Em Itatiba o Professore Jose Antonio Bertaglia, (ZETO) ministra aulas particulares

Contato pelo Tel.: (11) 9.7558.0891

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo