Itatiba terá fim de semana dedicado à Luta da Pessoa com Deficiência
Sábado terá Festival Paralímpico no Ferraz Costa e domingo o 3º Inclusão & Ação no Parque Luís Latorre
Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21/09, a Prefeitura de Itatiba terá um final de semana especialmente dedicado às PCDs (pessoas com deficiência) e seus familiares.
A primeira ação é neste sábado (23/09), por meio do Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes. Será a segunda etapa deste ano do Festival Paralímpico Loterias Caixa, às 8h no Ginásio Municipal de Esportes José Boava. A abertura será com o Grupo Mentes & Corpos, com crianças e adolescentes PCDs.
No evento, que pé nacional e tem as edições regionais, PCDs vão poder experienciar, de forma lúdica, as práticas de Esgrima, Goalball, Rugby e Tiro com Arco, modalidades estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). PcDs a partir dos 8 anos podem se inscrever pelo telefone (11) 99955-1084 até o dia do evento – todos os inscritos receberão uma camiseta do Festival e medalha de participação.
Este é o terceiro ano consecutivo que Itatiba participa do Festival nacional, com apoio de DryAll, Projeto Primeiras Braçadas e Jofege, celebrando também o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, em 22 de setembro.
Inclusão & Ação
Já no domingo (24/09) a festa é no Parque Luís Latorre, na área coberta – que estará recheada de estandes e atrações culturais para a terceira edição do Inclusão & Ação, organizada pela Prefeitura de Itatiba, por meio do Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi), da Secretaria de Educação. A ação será das 9h às 13h e tem como foco PcDs e pessoas com TEA, Transtorno do Espectro Autista.
Atrações culturais
O evento também contará com atrações culturais, começando logo às 9h, com apresentações da Capoterapia do Centro de Convivência do Idoso do Fundo Social de Solidariedade (CCI/FSS) com o Mestre China. Depois vem os alunos das escolas municipais Eliete (NR Porto Seguro), Maria do Carmo (NR Pedro Fumachi) e Sônia Rita (Jd. Vitória), além do coral do Emeb Profa. Marina Araújo Pires, do Jardim das Nações.
na sequência tem apresentação do MP Studio de Dança, alunos do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Programa FormAção-FSS e da Escola de Governo local, Grupo Pérolas Ciganas do Itatiba Esporte Clube (IEC) e finalizando, uma grande Dança Circular com o Instituto Passo a Passo.
Muitas oficinas e brincadeiras
O Inclusão & Ação tem diversas atividades para a conscientização e maior visibilidade à luta das PCDs, que serão realizadas durante todo o evento. O Caepi levará: Dominó Gigante e Torre de Cartas Gigantes, Mandala Olho de Deus – artesanato que envolve história e linha, espaço para artes, História para Todos – com contação de história e doação de gibis, e ainda fará escultura de bexigas aos participantes.
Atividades sensoriais, como piso tátil e livro de pano, serão realizadas tanto pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção à Criança (CAC) e do Comitê da Primeiríssima Infância, quanto pelo Conselho da Pessoa com Deficiência (Condef).
Apoiadores do evento também têm atrações variadas: o recém-inaugurado Centro de Referência do Autismo de Itatiba (CAI) terá oficina de massinha; o Grupo Bora Viver, de voluntários levará o café sensorial (para sentir gosto e aroma ao tapar a visão, por exemplo); o Interact Club do Rotary terá roda de leitura; e o Avançar Neuropsicologia-Psicologia-Psicopedagogia levará jogos educativos. Os visitantes terão ainda à disposição stand do Caepi para troca de brinquedos.
Serviços diversos
O público encontrará diversos serviços gratuitos, como a Barbearia Kids, com corte feito pelo barbeiro Thiago Araújo, especialista no atendimento de crianças com TEA. O Lions Clube estará com um oftalmo fazendo orientações e exames. A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda fará orientação sobre como obter a carteirinha Ciptea – Carteira de Identificação da Pessoa com TEA.
Através de doação da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba, o público poderá levar para casa mudinhas de plantas com cartões confeccionados pelos 45 alunos Projeto Reencontro e Classe Especial, orientados pelo Caepi. Os próprios alunos farão esta distribuição de mudas.
O local contará ainda com estandes da Associação Outro Olhar (TEAs) e Instituto Phala. O 3º Inclusão & Ação também tem o apoio de Momentive, Grupo Gabetta, Pack Festa, Vizutex e Zucatoys Brinquedos.
Crédito: Arquivo/PMI