É O BICHO
Inverno, atenção redobrada
Assim como nós, seres humanos, temos problemas de saúde, nossos pet´s, também tem. Acreditem, muitos acham que não. Neste inverno a preocupação com a tosse canina e o frio aumentam.
Embora as causas da tosse, possam estar relacionadas a outros fatores, é comum você ouvir alguém dizer que o pet estava com tosse canina mesmo não sendo inverno. Vale o alerta para que vocês não confundam tosse canina com engasgos. Na dúvida, a consulta ao veterinário é indicada a cada seis meses, ou no mínimo uma vez ao ano. A vacinação e vermifugação deve estar sempre em dia.
Converse com seu veterinário sobre a vacina de gripe para os cães. Sim eles também têm uma vacina própria para protegê-los
Em noites frias, que seu pet fica atento do lado de fora da sua casa, certifique-se que está abrigado, fora do vento, da chuva e das baixas temperaturas. Se o clima estiver muito frio para você, provavelmente também está para ele. Não é porque ele tem pelos que não passa frio. E é melhor errar por proteger demais do que de menos, certo?
Diante do que estamos acompanhando neste início de inverno, noites frias estão por vir.
E sim, cães e gatos sentem frio, alguns são mais sensíveis às temperaturas baixas e, consequentemente, precisam de mais cuidados nesses dias. Os filhotes e idosos, que normalmente já têm a saúde mais frágil, são os primeiros da lista. Além deles, cachorros de porte pequeno, magrinhos e com pelo curtinho costumam sentir mais a queda dos termômetros.
Os sinais de que o seu cachorro está com frio são:
Além de ficar de olho no clima em geral, você também pode observar alguns sinais que o seu cachorro dá quando está com frio. Fique atento se ele:
• tem tremores pelo corpo;
• se as orelhas estão geladas, o mesmo vale para o focinho e almofadinhas das patas;
• passa muito tempo dei-tado bem encolhido (geralmente, ele junta as patinhas e recolhe o rabo);
• procura cantinhos para deitar e tentar se aquecer;
• está dormindo mais do que o normal;
• reclama ou chora, por onde vai;
• ficou com a respiração e movimentos mais lentos.
A primeira coisa que pode fazer para aliviar o desconforto é colocar o pet para dentro de casa — principalmente durante a noite. Caso não possa, coloque cobertor ou edredom na casinha dele para aumentar as fontes de calor e diminuir o contato diretamente com o chão.
As roupinhas também são uma ótima opção para esses dias. A queda da temperatura corporal dos pet´s causa hipotermia e baixar a imunidade — o que pode ser a porta de entrada para uma série de outros problemas, como infecções causadas por vírus e bactérias. Então cuide bem deles e procure aquecer um cão abandonado também.