SAO PAULO

Inteligência Artificial como colega de trabalho? Evento gratuito vai discutir o tema em São Paulo

Método exclusivo que acelera quatro vezes a inovação nas empresas e resultados de práticas inovadoras em corporações de grande porte também fazem parte da programação do Mês da Inovação

São Paulo, outubro de 2023 — Foi-se o tempo em que ter uma máquina como colega de trabalho pertencia a um futuro muito distante ou era coisa de filme de ficção científica. Com o avanço da inteligência artificial, essa realidade está cada vez mais próxima e esse debate é um dos temas que fazem parte da programação do Mês da Inovação em São Paulo. O evento gratuito, que acontece no dia 31 de outubro, a partir das 9h30, é uma correalização entre a consultoria empresarial de inovação Troposlab e o hub Learning Village.

O painel “IA como Coworker”, com condução do Especialista em Inovação na Troposlab, Paulo Adriano, terá a participação de Leonardo Simões (TTEC for Google), Osvaldo Aranha (Professor da Sirius Education e ESPM) e Rafaela Herrera (Sirius Education). Já o segundo momento, “Da Melhoria à Disrupção”, vai abordar os resultados práticos da inovação nas grandes empresas e conta com a presença de Fernanda Pires (VLI) e Devanil Rueda (Claro).

Mediado por Francis Aquino (Oi), o último painel traz Marina Mendonça, Diretora de Operações da Troposlab, que apresenta o estudo exclusivo que identificou um método que acelera quatro vezes a capacidade de inovação nas empresas. Foi constatado que a técnica, que é focada no desenvolvimento de times empreendedores, aumenta a intenção empreendedora, potencial empreendedor, visão de oportunidade, capacidade de planejamento e flexibilidade psicológica, habilidades fundamentais para alcançar objetivos vinculados à inovação e ao empreendedorismo.

“O Mês da Inovação existe para fortalecer as discussões sobre o tema no país, formar uma rede que potencialize as ações de todos os envolvidos e aprimorar o ambiente de negócios das startups e das práticas de inovação aberta. Queremos aproximar diferentes atores, especialmente grandes empresas, fomentadores e startups. Para isso, queremos facilitar a presença de todos, da melhor forma possível”, explica Renata Horta, CEO e fundadora da Troposlab, além de conselheira da Faculdade Sirius, focada em ciência de dados e inteligência artificial.

O evento faz parte de uma série de painéis e palestras em hubs que tem acontecido em todo o Brasil e já passou por Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN). O encontro, gratuito tanto no formato presencial quanto online, é transmitido ao vivo pelo canal da Troposlab no YouTube. Outros nomes relevantes do mercado de tecnologia e inovação também participam do Mês da Inovação, como Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta; Reinaldo Sima, Diretor de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação da MRV Engenharia e Guilherme Ximenes, CTO do Inter.

Crescendo ano a ano

Criado em 2020, em meio à pandemia, o Mês da Inovação nasceu no contexto do Dia da Inovação, comemorado no dia 19 de outubro, e chega à sua quarta edição ainda mais relevante, inclusive contando com o Orbi Conecta como correalizador. 

“O papel do eixo São Paulo-Rio é sempre relevante em qualquer mercado, mas a própria inovação tem em seu DNA a descentralização, e isso pode ser visto nas iniciativas que estão nascendo e florescendo ao redor do País. O próprio trabalho remoto também fomenta este cenário. Então, faz todo sentido que um evento que se propõe a discutir inovação integre todos esses agentes, de todas as partes do Brasil, enriquecendo ainda mais o debate”, destaca Renata.

“A parceria entre a Troposlab e o Learning Village reflete a visão do Learning Village em promover conexões e apoiar as empresas na jornada de inovação aberta. Nós acreditamos que o desenvolvimento de pessoas é fundamental para impulsionar a inovação, e eventos como este contribuem significativamente para criar um ambiente de networking e aprendizado. Estamos comprometidos em fortalecer esse ecossistema que reúne grandes empresas, startups, consultorias de inovação e outros players, e o Learning Village está à disposição para apoiar essa iniciativa e impulsionar a inovação”, destaca Alvaro Machado, COO da SingularityU Brazil e Learning Village.

Interessados em participar dos eventos presenciais devem acessar mesdainovacao.com.br. As vagas são limitadas. 

Serviço:

Mês da Inovação:
Onde: Learning Village — São Paulo (SP), Rua Harmonia, 1250 – Vila Madalena
Quando: 31/10

Painel 1 (9h30) — IA como Coworker
Condução:  Paulo Adriano, especialista em Inovação na Troposlab
Painelistas: Leonardo Simões (Google), Osvaldo Aranha (Sirius Education e ESPM) e Rafaela Herrera (Sirius Education)

Painel 2 (10h40) — Da Melhoria à Disrupção – os resultados da Inovação nas grandes empresas
Condução:  Paulo Adriano, especialista em Inovação na Troposlab
Painelistas: Fernanda Pires (VLI) e Devanil Rueda (Claro)

Painel 3 (11h20) — O método que acelera a inovação nas empresas e desenvolve times empreendedores 4 vezes mais rápido
Condução: Francis Aquino (Oi)
Painelista: Marina Mendonça, diretora de Operações da Troposlab

Sobre a Troposlab

A Troposlab é uma empresa especializada em inovação que desenha programas personalizados de transformação cultural, jornada de desenvolvimento do comportamento empreendedor, interação com startups e intraempreendedorismo para médias e grandes empresas e instituições de diversos setores. Focada nas necessidades do ecossistema empreendedor e em gerar conhecimento, é pioneira no Brasil em promover inovação nas empresas a partir de seus próprios colaboradores. São mais de 800 projetos intraempreendedores desenvolvidos, além de quase 1.600 startups aceleradas em iniciativas de open innovation desde a sua fundação, em 2012. Mais informações em: https://troposlab.com/

Sobre o Learning Village  

Primeiro hub de inovação focado em desenvolvimento de pessoas da América Latina, fundado pela SingularityU Brazil e HSM, localizado na Vila Madalena. Com o objetivo de promover conexões e apoiar as empresas na jornada de inovação aberta, o espaço conta com sete pavimentos distribuídos em 3.000m² que, além de desenvolver um ecossistema entre startups, grandes empresas e laboratórios de inovação, oferece um ambiente de networking, troca e aprendizado. Os residentes têm acesso a um ecossistema composto por grandes empresas, startups, consultorias de inovação, aceleradoras e outros players, além de posições de trabalho, salas de reuniões e espaço para eventos. O Learning Village possui ainda estúdios de gravação, centrais de podcast e Espaço Maker. O Learning Village conta com mais de 20 empresas como Founding Partners: Ânima Educação, BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Deloitte, Hospital Sírio-Libanês, Vibra Digital e Vivo Empresas, e como Seed Partners Baptista Luz Advogados, Boston Scientific do Brasil, BR Angels, CI&T, Egon Zehnder, FCâmara, GoNew, IPT — Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Kallas, Loomi, Special Projects Lab, Think IT e Ziv Gallery, além de outros parceiros do ecossistema. Além das empresas, o ecossistema reúne mais de 60 startups, a Gama Academy como coding school e a Flow School.

Assessoria de Imprensa Learning Village – Approach Comunicação   

Roberta Muniz

Talita Caetano 

Cintia Beck 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo