ITATIBA

Fundo Social lança Nova Geração de incentivo ao desenvolvimento integral dos jovens

Em parceria com Esportes e Educação, projeto-piloto foi lançado no Celf Jardim Vitória e oferecerá atividades esportivas, teatrais e de dança no contraturno escolar

 

A Prefeitura de Itatiba, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançou na tarde desta sexta-feira (1º/09) o Projeto Nova Geração, que visa incentivar o desenvolvimento integral de alunos da rede municipal, entre 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo formação física, social e ético-moral por meio do engajamento em atividades esportivas, teatrais e de dança.

O lançamento foi realizado na unidade do FSS do Jardim Vitória, junto ao Centro Esportivo de Lazer da Família (Celf) Prof. Osmar Luis Zanatta, celebrando ainda o Dia do Profissional de Educação Física, contando com a presença de autoridades e dos primeiros participantes do Nova Geração.

“Estamos lançando mais um projeto, pelo Fundo Social, junto às demais secretarias, voltado a vocês, jovens, que, muitas vezes, não têm oportunidade de fazer atividade no contraturno. O objetivo é este, de caminhar junto à juventude e abrir portas para que possam usufruir”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

“Implantamos o Nova Geração para atender o jovem no contraturno – para que, quando não estiver na escola, esteja praticando alguma atividade, não só para entretenimento, mas para desenvolvimento de habilidades para crescermos juntos. Queremos que o jovem se sinta acolhido, que tenha confiança para falar sobre necessidades, sonhos, o que busca para a vida e que aqui seja um espaço para desenvolver e descobrir suas habilidades e aptidões, pois estaremos aqui para dar suporte”, enfatizou a presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

 

Acompanhamento

 

A ação tem apoio das secretarias de Esportes e de Educação, que acompanhará o desempenho e assiduidade dos participantes, além de suporte da Guarda Municipal (GM).

“Este é um projeto voltado ao acolhimento. As gerações têm mudado muito e precisamos entender o jovem de hoje, que se relaciona muito mais pelas mídias sociais, em um turbilhão de relações, onde há muitos conflitos. É uma geração que não aceita passar por situação de humilhação e constrangimento e que vai lutar para que seja respeitada e estamos aqui para respeitar. O caminho hoje é ouvir os anseios e trazer para este ambiente os bons valores, conduzindo com acolhimento para desenvolver todo seu potencial”, disse o secretário de Esportes, Marcelo Cyrillo.

 

Projeto-piloto

 

Neste projeto-piloto, participam alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) Prof. Agenor Vedovello, Prof. Benno Carlos Claus e Profa. Sonia Rita Penteado Aguiar Santos. Junto ao lançamento, teve demonstração das atividades, com treino de  Futevôlei e de Zumba.

O Nova Geração já tem ação prevista: aula de dança Ritmos às segundas e quartas, das 15h às 16h; e aula de Modalidades Esportivas às terças e quintas, das 14h30 às 16h30.

“O requisito para participar é ter interesse. O aluno matriculado nestas unidades pode procurar a escola e ela entrará em contato com o FSS para fazer a inscrição”, incentivou Barbara.

Haverá acompanhamentos que devem mensurar o impacto do Nova Geração na vida dos participantes. A intenção é que o projeto possa, futuramente, atender as demais regiões contempladas com Celfs.

 

Crédito: Renato Jr./PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo