Emoção marca abertura da exposição de trabalhos da EJA 2023
Celebração recebeu dezenas de alunos e convidados na sede da Prefeitura na noite de quinta (10/11). Professora Rosangela Fumachi foi homenageada
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, abriu a exposição que encerra os trabalhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste ano. Marcado pela emoção, o evento levou dezenas de alunos e convidados ao Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline na noite da quinta-feira (10/11).
Atração principal, a exposição Itatiba Terra Amada atraiu a atenção para os 150 quadros que retratam suas visões sobre pontos turísticos e históricos da cidade. Estudantes de todas as salas de EJA, de 1o ao 9o. ano do Ensino Fundamental, inclusive as que funcionam junto ao Programa Integrando, da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, prestigiaram o evento – que teve como ponto alto a homenagem à recém-falecida professora municipal Rosangela A. M. P. Fumachi, que foi por anos coordenadora e entusiasta da EJA em Itatiba.
Seus familiares e amigos de trabalho falaram sobre seu legado, interrompidos várias vezes por palmas do público. Falaram a atual coordenadora de EJA, Fabiana Rodrigues, a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira e o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Dois quadros pintados com seu rosto de Rosangela foram incluídos na exposição. O vereador Ailton Fumachi, viúvo, entregou uma rosa à mais velha aluna da EJA presente, dona Valdivina Maria, de 82 anos, retribuindo simbolicamente a homenagem aos alunos.
O Coral Viva do CRAS San Francisco, entoou o hino de Itatiba, inspiração para as obras e nome da mostra, além da canção Como é Grande Meu Amor Por Você, em memória de Rosangela. A banda The Rock Bell’s, que tem entre os integrantes servidores da Secretaria de Educação, também se apresentou ao vivo. Os alunos de destaque na EJA neste ano foram homenageados com brindes, entregues pelos diretores e coordenadores de suas escolas. Na sequência, foi servido café aos alunos e convidados no auditório da Prefeitura
Terra Amada
As telas da exposição Itatiba Terra Amada estão expostas no hall de entrada e também nos corredores até o final deste mês. Participam trabalhos feitos por alunos EJA de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das EMEBs Cel. Francisco Rodrigues Barbosa, Inês Prado Zamboni e Profª Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, além das salas descentralizadas, como a dos bolsistas do Projeto Integrando, ligadas à EMEB Philomena Salvia Zupardo em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, CRAS San Francisco e Residencial Getúlio Luvison, que estão ligadas às escolas Inês Prado e Guiomar Almeida Ciarbello, respectivamente.
EJA 2024 – Inscrições abertas
Para quem deseja estudar na EJA a partir de 2024, o período de matrículas já está aberto!
As inscrições devem ser feitas diretamente na unidade de interesse. O município oferecerá aulas EJA de Ensino Fundamental nos seguintes locais:
1° ao 9° ano – noturno
=> Emeb Profa. Inês Prado Zamboni, bairro San Francisco (telefone 4524-5855)
=> Emeb Profa. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, no N.R. Porto Seguro (telefone 4524-7212)
=> Emeb Cel. Francisco Rodrigues Barbosa – Chico Peroba, bairro Vila Mutton (telefone 4538-2868)
1° ao 5° ano – à tarde
=> CRAS I, bairro San Francisco (inscrições na Emeb Inês Prado – telefone 4524-5855)
=> Condomínio Residencial Getúlio Luvison (inscrições na Emeb Profa. Guiomar A. Ciarbello – telefone 4524-0295)
Para se inscrever, o interessado deve comparecer à unidade em que quer estudar e apresentar cópias de RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência e histórico escolar. As matrículas para o primeiro semestre do próximo ano podem ser feitas até o dia 07 de Fevereiro de 2024.
Outras informações sobre as matrículas para a EJA 2024 podem ser obtidas pelo telefone 3183-0630, ramal 2033, diretamente com a Secretaria de Educação municipal, que fica no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline (Avenida Luciano Consoline, 600, Jardim de Lucca).
Crédito: Renato Jr/ PMI