Homenagens marcam solenidade de aniversário dos 56 anos da Guarda Municipal
Mais de 100 honrarias foram entregues na manhã desta sexta-feira (10/11)
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, realizou na manhã desta sexta-feira (10/11) cerimônia pelos 56 anos da Guarda Municipal de Itatiba, evento que lotou o Teatro Ralino Zambotto. Corporação, convidados e familiares prestigiaram o evento, que contou também com forças policiais de cidades vizinhas, bem como autoridades locais e regionais.
Foram entregues 117 certificados de mérito a guardas municipais, homenageando tanto aqueles que se destacaram em ações ao longo do ano quanto integrantes das turmas de 1995 e 1998 – de onde vieram vários profissionais atuantes ainda hoje.
As turmas de 95 e 98 foram escolhidas pois delas vieram dezenas de GM’s que ainda estão na corporação. 65 profissionais integraram essa homenagem pelos 25 anos ou 28 anos de serviços, e foram contemplados com diploma comemorativo e com uma barreta – distinção a ser colocada em seus uniformes, alusiva ao tempo dedicado ao trabalho na segurança do município.
Os atuais secretários municipais de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antônio Henrique Pereira, e Adilson Franco Penteado, de Obras e Serviços Públicos, receberam homenagens especiais.
Luís Antônio, que responde pela GM, recebeu homenagem surpresa da corporação e de seus familiares, que relembraram sua extensa carreira no Exército Brasileiro, onde chegou a capitão, com destaque ao período que integrou a Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no processo de estabilização do Haiti, entre os anos 2009 e 2010.
“Desde as turmas que homenageamos hoje até os mais recentes integrantes que se dedicam à segurança de nossa cidade, meu obrigado por engrandecer o nome de nossa Guarda Municipal. É um orgulho trabalhar com vocês e também um aprendizado diário”, disse o secretário que comanda a GM.
Já o atual secretário de Obras e também ex-prefeito, Adilson Franco Penteado, recebeu homenagem por ser da época de sua gestão o concurso público que mais Guardas Municipais admitiu, o de 1998, turma inovadora também por ser a primeira a ter mulheres. Na ocasião, 32 guardas mulheres passaram a integrar a corporação.
Na manhã de hoje, muitas delas compareceram à homenagem – sendo que há ainda as que estão em serviço, caso da comandante da Guarda Municipal, Jaqueline Bortolozzo. Oradora do evento, em sua fala ela frisou “a força transformadora da mulher num ambiente até então majoritariamente masculino”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador David Bueno, também discursou parabenizando a atuação da GM em Itatiba.
Reconhecimento
Ao prefeito Thomás Capeletto de Oliveira coube lembrar o que a Guarda Municipal representa para a população – uma força tipicamente da cidade e que tem reconhecimento da comunidade, por estar próxima.
“As pessoas buscam tanto a Guarda Municipal pelo respeito que a corporação tem e que foi construído ao longo de décadas! Se hoje a Guarda é altamente respeitada por tudo que faz é pelo trabalho que vocês realizaram no dia-a-dia. E, como sempre falamos, nosso objetivo sempre foi potencializar a Guarda, comprar armamento e munição, investir em cursos, treinamentos, em novas viaturas, equipamentos novos, armas – tanto as não letais quanto as de grosso calibre. Nós temos um Guarda preparada e para nós é um orgulho da cidade. Muito obrigado a vocês que colocam a vida em risco para proteger a sociedade, que saem de casa deixando a família para proteger o próximo”, ressaltou, se dirigindo à plateia majoritariamente formada por GM’s.
A Guarda Municipal, que foi criada em 31 de outubro de 1967, passou a homenagear seus agentes por ações meritórias deste tipo em 2022 . Neste ano, 51 nomes foram homenageados por ações divididas em três categorias de méritos: da Guarda, da Ação e da Vida.
Para as homenagens de Mérito da Guarda e da Ação, foram considerados pela corporação os GM’s que realizaram o maior número de prisões no período. Juntos, os trabalhos somaram mais de 100 prisões pelos mais diversos crimes, trazendo maior segurança para a cidade.
Já para a homenagem de Mérito da Vida, foram consideradas atuações que salvaram vidas, como a busca em mata por um idoso de 74 anos perdido na zona rural de Itatiba em setembro último, que durou mais de dez horas. Também será lembrado o caso de uma mulher que foi convencida a desistir de tirar a própria vida numa rodovia da cidade.
Crédito: Renato Jr/PMI