ITATIBA

Domingo (27/08) têm espetáculo Saias em Itatiba

 Atração une poesia, percussão, canto e dança brasileira propagada pela mulher; ingressos gratuitos estão disponíveis na Biblioteca 

Neste domingo (27/08), a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, trará gratuitamente à população o espetáculo Saias – Dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras.

Será às 18h, no Teatro Ralino Zambotto, com o Grupo GiraSaia, de Campinas. A apresentação tem uma hora de duração, com percussão ao vivo, e é livre para todos os públicos.

Os ingressos gratuitos devem ser retirados na Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme – Chico Leme (Rua Campos Salles – 380, Centro), até sexta, das 8h30 às 16h30, ou no sábado, das 8h30 às 11h30.

A atração vem a Itatiba com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e da Câmara Municipal.

 

Dança em cena

O público vai conferir cenas-dança, uma mistura de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos para a preservação e propagação de danças populares brasileiras e sua espontaneidade. Dentre elas, Maracatu, Jongo, Coco de Alagoas, Orixás, Ijexá, Lundu Colonial, Samba-de-Roda e Ciranda.

Saias consiste em um processo coletivo de criação e perspectivas: as bailarinas trazem experiências corporais e afetivas a cada um dos ritmos apresentados na batida do tambor. Este espetáculo teve sua montagem em 2018, fruto de extensa pesquisa de Renata Oliveira, bailarina e arte-educadora responsável pela concepção coreográfica, somando às músicas autorais e roteiro de Nil Sena, lavradora, rezadeira, cantadeira, repentista e bailarina popular criada no sertão maranhense.

No fio condutor das cenas está a beleza do mundo feminino, com alegrias, decepções, lutas e esperanças para manter a cultura viva. A saia é o elemento que faz a ponte entre o feminino e a cultura popular, peça fundamental da beleza das danças e da leveza e liberdade para os movimentos da mulher.

 

Crédito: Vitor Damiani/Divulgação

Mari Carla Giro – Coordenadora de Governo

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo