CULTURAITATIBA

 Cultura: três peças de teatro têm ingressos gratuitos à população

Apresentações têm apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e serão no Teatro Ralino Zambotto

A Prefeitura de Itatiba – por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – está com agenda repleta para quem gosta de teatro! São três peças e quatro apresentações gratuitas agendadas neste mês de junho, todas no Teatro Ralino Zambotto. A primeira já no próximo sábado, 15/06, o espetáculo musical Lugar Sentido – A voz nasce do escuro, que será apresentado às 20h. A música explorada como uma arte da cena dá o tom à apresentação, num diálogo entre música popular e o universo da dança e do teatro no mesmo palco.

Já na quarta-feira (19/06), às 19h, é a vez da peça Cárceres – Ou Porque as Mulheres Viram Búfalos – foto. Fomentada com recursos da Lei Paulo Gustavo, a peça traz a história de irmãs gêmeas que têm suas vidas marcadas pelo encarceramento dos homens da família. A peça mostra as estratégias de sobrevivência das mulheres, que conseguem transformar a energia da violência e morte, reinventando realidades.

 

Crédito: Divulgação/ Cia. de Teatro Heliópolis

Este espetáculo vem com a oficina de teatro O Corpo em Cena, das 14h às 16h no mesmo dia, que será feita na Biblioteca Chico Leme, voltada a interessados a partir de 16 anos – sem limite de idade. A oficina apresenta os procedimentos na condução do corpo e criação coletiva, com o orientador Walmir Bess. As inscrições são pela Secretaria de Cultura no telefone 4538-0917 ou e-mail: cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br

No sábado (22) e domingo (23), é a vez de Nzinga – A Rainha Africana, peça que mostra as relações entre Mwene Nzinga e seu irmão Ngola Mbandi num recorte de sete anos (1617 a 1624), desde que Mbandi assume o trono após a morte do pai, Ngola, até o episódio em que Nzinga torna-se a rainha do Ndongo após o falecimento do irmão. Também terá uma oficina de teatro, Pontos Riscados, no dia seguinte, domingo (23) às 9h, no Teatro Ralino Zambotto, em que serão apresentados procedimentos de criação teatral partindo de experiências do teatro negro e práticas de experimentação corporal e jogos cênicos baseados na oralidade. Inscrições limitadas e para maiores de 16 anos, pela Secretaria de Cultura no telefone 4538-0917 ou e-mail: cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br

Ingressos gratuitos

Para prestigiar as peças, basta retirar os ingressos gratuitos na Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme – Chico Leme, na Rua Campos Salles – 380, ou no Museu Histórico Padre Francisco de Paula Lima, na Praça da Bandeira – 122, ambos no Centro. Estão disponíveis ingressos para Lugar Sentido – A voz nasce do escuro (15/06) e para Cárcere – Ou Porque as Mulheres Viram Búfalos (19). Já para as duas apresentações da peça Nzinga, A Rainha Africana (22 e 23), os ingressos estarão disponíveis a partir da sexta-feira, 14/06, nos mesmos locais.

 

Sugestão de legenda: Sábado (15/06), tem teatro musical gratuito: Lugar Sentido. Crédito: Divulgação/Marcelo Braga e Aline Capobianco

SERVIÇO

Lugar Sentido – A voz nasce do escuro (sábado, 15/06, às 20h)
Espetáculo musical com um repertório de canções que fala da relação dos indivíduos com seus territórios, unindo dança, música e teatro. Realizado pela Igarapé Arte e Cultura e pelo Programa de Ação Cultural – Proac, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado. Indicação: a partir dos 12 anos de idade.

Cárcere – Ou Porque as Mulheres Viram Búfalos
(quarta-feira, 19/06, às 19h)

A história de irmãs gêmeas têm suas vidas marcadas pelo encarceramento dos homens da família. A peça mostra as estratégias de sobrevivência das mulheres, que conseguem transformar a energia da violência e morte, reinventando realidades. Realização da Cia. de Teatro Heliópolis. Realização da Cia. de Teatro Heliópolis. Indicação: a partir dos 12 anos de idade.

 

Nzinga, A Rainha Africana (duas apresentações: sábado, 22/06, às 19h e domingo, 23/06, às 18h)
Mostra as relações entre Mwene Nzinga e seu irmão Ngola Mbandi num recorte de sete anos (1617 a 1624), desde que Mbandi assume o trono após a morte do pai, Ngola, até o episódio em que Nzinga torna-se a rainha do Ndongo após o falecimento de seu irmão. Realização da Diásporas Produções e Programa de Ação Cultural – Proac – Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Indicação: a partir dos 12 anos de idade.

 

Mari Carla Giro
Secretária de Assuntos Institucionais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo