CULTURAITATIBA

Três artistas estão na nova exposição do Arte no Paço

São 28 obras para visitação gratuita no corredor da sede da Prefeitura

O corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, começa o mês de março com uma nova exposição do Projeto Arte no Paço. A exposição pode ser conferida de graça entre 1º e 27/03.

São 28 obras de três artistas: seis obras em grafite de Igor Mendes de Lima, sete obras fotográficas de Tatiane Mortari e 15 obras com colagem de Luciana Henrique. Os três estiveram hoje (quinta 29/02) na Prefeitura para a montagem da exposição, junto a Francisco Bessa, da Secretaria de Cultura e Turismo.

Grafite

Esta é a primeira vez que Igor expõe seus trabalhos, embora o gosto pelo desenho tenha surgido desde a infância, incentivado por uma professora de Artes no Ensino Fundamental que apresentou a técnica de grafite.

“Fui me especializando vendo vídeos na internet, cheguei também a vender alguns desenhos na minha adolescência, já hoje desenho sempre que tenho um tempinho pelo fato de trabalhar e estudar”, diz o aluno da Fatec Itatiba. “Mas nunca deixei de desenhar”, crava Igor.

Os títulos dos trabalhos expostos são: A princesa (retrato da filha), Casal (dele com a esposa), Cowgirl (a esposa), O primeiro retrato, Praia (em um auto retrato) e Primeira conquista, este é fruto de uma encomenda que veio parar no Arte no Paço antes mesmo de ir para a mão da amiga cliente.

Fine art

Tatiane é fotógrafa há oito anos e há um ano se especializa em Fine Art Infantil. É um estilo de fotografia associado a obras de arte, com toques digitais até a qualidade de impressão da imagem com toda luz e cor da fotografia, que Tatiane fez em telas. Envolve planejamento e intenção da história a ser contada pela foto, aliado à técnica de edição digital – luz e sombra, pincéis, e esta impressão remete à uma pintura.

“Gosto que minhas fotografias sejam delicadas como uma pintura e que transmitam tudo o que idealizo para cada trabalho”, disse. Os títulos são: Infância (ambientada no Bairro da Ponte), Luz (no Solar Ferraz Costa), Morangos (feita na plantação do Sítio São José), Serenidade (na Quinta Dos Mendes Equitação) e Viagem (click no Complexo Fepasa em Jundiaí), além de Farol e Leite, cujos modelos são os próprios filhos da artista.

Colagem 

Colagem é a técnica escolhida por Luciana para esta mostra chamada Intenso, cujos títulos são: Alegria, Cidade, Despedida, Enclausurados, Fantasmas, Fotografia, Inspiração, Igualdade, Leis, Poética, Pontes, Sonhos, Tempo, Vida e Vitória. Os quadros reúnem imagens, palavras e cores como inspiração para a escrita da poesia visual, expressão artística que explora a relação entre a palavra e a imagem.

“É um exercício de ‘olhar’, porque muitas vezes nos fogem as percepções de sensibilidade. Assim, cada quadro é único e tem um sentido pessoal para cada observador”, comentou ela que atua em Itatiba com projetos artísticos e culturais desde 1996. Luciana é psicopedagoga, escritora, dramaturga, com prêmios de poesia e teatro, e apresenta quadros que podem inspirar os visitantes a criarem as próprias poesias visuais.

 

Sobre o Arte no Paço

O Arte no Paço foi lançado em 2021 e se tornou um espaço cultural para Itatiba. Teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec e uma da Educação de Jovens de Adultos (EJA) com 150 quadros.

Teve ainda exposição duas em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscolo Pinfildi-, outra em trio – com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano, além de exposições individuais dos artistas Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS.

Foram realizadas também duas exposições de fotos: de Damaris Antunes e Pamela Daniela, Libertária – com índios Pataxó e bailarinos-, e de Marcelo Schellini, Tarikh al-Brasil, em parceria com Pontos MIS. A realização é feita em conjunto pelas secretarias de Administração e de Cultura e Turismo. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.

 

Crédito: Tatiana R. Petti/PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo