LOUVEIRA

Telemedicina na Santa Casa de Louveira realizou 406 atendimentos em junho

Lançado em 7 de junho, a Santa Casa relata que é possível observar redução no tempo de espera nos casos de menor complexidade já neste primeiro mês de funcionamento. Os pacientes que utilizaram o serviço ressaltam a qualidade no atendimento, agilidade e na atenção recebida

A telemedicina na Santa Casa de Louveira, sistema com foco na eficiência e rapidez, realizou 406 atendimentos no mês de junho. Lançado em 7 de junho, a Santa Casa relata que é possível observar redução no tempo de espera nos casos de menor complexidade já neste primeiro mês de funcionamento. Os pacientes que utilizaram o serviço ressaltam a qualidade no atendimento, agilidade e na atenção recebida.

“Com a tecnologia aliada à Saúde, a Telemedicina proporciona agilidade com eficiência no atendimento de casos mais leves. A Rede Hospitalar Louveira, anunciada em março deste ano, tem o objetivo a reestruturação do atendimento de urgência e emergência e o início das ações para a construção de um novo Hospital na região do Santo Antônio. A Telemedicina entra junto nesse projeto, que permite que os médicos presenciais na Santa Casa atendam com menos tempo de espera casos mais sérios e urgentes. E, em breve, vamos também avançar no sistema para as Unidades de Saúde, com mais médicos, mais atendimento e ainda mais qualidade no Sistema Integrado de Saúde da nossa cidade”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Na Santa Casa, nos casos considerados leves, após o primeiro atendimento da Classificação de Risco (com medição de pressão, temperatura, verificação dos sinais vitais, sintomas, etc), o paciente é encaminhado para a sala de telemedicina, para atendimento com médico conectado, com mais agilidade e menos tempo de espera. Assim, os médicos presentes na Santa Casa poderão atender os casos de urgência e emergência com mais agilidade e, assim, redução de espera no atendimento. Esta mudança é para os casos de atendimento a adultos, para crianças, não terá o atendimento por telemedicina em pediatria.

Confira abaixo alguns depoimentos de pacientes que passaram pela Telemedicina na Santa Casa:

“Fui muito bem atendida, a médica é muito atenciosa, me passou a receita com os medicamentos que preciso tomar e me atestou. Tudo muito bom, parabéns a Santa Casa”, disse Alessandra.

“A médica é atenciosa e atende igual a uma consulta presencial. Gostei bastante. Parabéns aos envolvidos”, disse Rafael.

“O atendimento foi excelente. A médica esclareceu todas as minhas dúvidas. Gostei bastante”, relata, Weslley.

A superintendente da Santa Casa, Natália Teixeira, lembra que todos os pacientes que passarem na Santa Casa continuarão a ser atendidos pelos profissionais de Saúde na Classificação de Risco. A Telemedicina será exclusiva para estes casos Não Urgente. Os demais, terão sequência no atendimento com os médicos de plantão no pronto socorro.

Protocolo de Classificação de Risco

Conforme regras do Ministério da Saúde, todos os hospitais devem trabalhar com Classificação de Risco, que é um sistema de classificação e triagem de pacientes conforme o grau de urgência necessária para seu atendimento. É um sistema baseado em cores, conforme a urgência do caso. Esse protocolo permite melhor gestão não só de recursos como também evita a superlotação de hospitais em seus pronto-atendimentos. Por exemplo, os casos leves, são definidos com a cor Azul (Baixa Complexidade), com tempo médio de espera de até 240 minutos; a cor Verde (Sem Risco de Morte) em até 120 minutos; a Amarelo (Urgente) em até 30 minutos; e a Vermelha (Emergência) atendimento imediato, sem espera.

Essa identificação visual já é usada na maior parte dos equipamentos de saúde pelo mundo, como clínicas particulares e hospitais. Diversos fatores são levados em consideração para determinar a classificação de risco em cores, como: dor, sinais vitais, pressão, sintomas, entre outros.

Telemedicina no Pronto Socorro da Santa Casa de Louveira

A sala de telemedicina, neste início, irá funcionar de segunda à sexta, das 7h às 17h, período em que há maior número de atendimentos, considerados horários de pico. Os casos considerados leves, portanto Não Urgente, na cor Azul de classificação, após o 1º atendimento na Classificação de Risco, em acordo com fatores como dor, sinais vitais, pressão, sintomas, etc,  serão encaminhados para atendimento por Telemedicina, com médico à disposição e com mais rapidez do que no sistema anterior. Ainda, os demais casos, portanto, terão mais médicos disponíveis para atendimento, com redução também no tempo de espera, de acordo com número de pessoas a serem atendidas e os casos mais graves, sempre, com prioridade.

Consultas nas Unidades Básicas de Saúde

A Secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua, lembra a importância da Saúde Preventiva, com consultas periódicas na Rede Municipal. Semanalmente, a Prefeitura tem divulgado a agenda aberta dos médicos para agendamento nas Unidades de Saúde.

“Felizmente, avançamos muito na disponibilidade de consultas. A partir dos atendimentos iniciais de clínicos gerais, ginecologistas e pediatras, nas unidades de Saúde, é que fazemos o encaminhamento para especialistas e exames. É importante que a população compreenda que a Saúde deve, sempre, ser cuidada de forma preventiva, e não apenas nos momentos de dores ou situações de emergência. Cuidar preventivamente é um caminho para ter mais Saúde e Qualidade de Vida”, afirma a secretária Márcia Bevilacqua.

Santa Casa de Louveira

Hospital 24h

Telemedicina: segunda à sexta, das 7h às 17h.

Avenida Arthur de Souza Sygel, 500 – Jardim Vera Cruz

Telefone: (19) 3848-8910

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