Ponto lateral da antiga Elizabeth passa a funcionar como um terminal, com embarque, desembarque e parada de ônibus
Campos Salles terá novo ponto para terminal de ônibus enquanto obras de revitalização avançam
Readequação do Terminal da Quintino, que desta vez vai para a altura do 520, visa melhor acomodação e segurança dos passageiros, além de fluidez no trânsito
A Prefeitura de Itatiba informa que a partir de segunda-feira (07/08), o chamado Terminal da Quintino será realocado novamente, desta vez para a altura do número 520 da Rua Campos Salles – em frente ao muro da antiga fábrica Elizabeth/Vicunh, onde sempre foi ponto de ônibus. A mudança teve início na última semana, devido ao avanço das obras de revitalização do Centro – no entanto, a parada do Terminal estava na altura do número 308 (em frente à La Bambola Brinquedos).
Para dar melhor acomodação e segurança dos passageiros, além da fluidez de veículos, foi feita essa nova readequação dos pontos da Campos Salles. Assim, a partir desta segunda (07), o ponto de ônibus da altura do 520 passa a ser o novo Terminal (onde existe embarque/desembarque e parada); enquanto que na altura do 308 (quase em frente à loja La Bambola), será apenas ponto para embarque/desembarque.
As mudanças da rota do Terminal da Quintino tiveram início no último dia 26, com a interdição da Rua Camilo Pires, abrangendo também o trecho entre as ruas Comendador Franco e Quintino Bocaiúva, bem como a subida até a Praça José Bonifácio (Jardim da Cadeia), o que impede o acesso dos ônibus da Transporte Coletivo Itatiba (TCI) àquele terminal.
A TCI sugere outros pontos para os passageiros, como o do Pabreu Mall, Marechal Deodoro (antiga Elizabeth perto do Mercadão) e Campos Salles. Passageiros com destino aos bairros Novo Horizonte, Abramo Delforno (Nosso Teto) e Bairro da Ponte podem embarcar no Terminal Central da Comendador Franco, que continua funcionando normalmente.
Trechos concluídos
Os trabalhos da revitalização do Centro, coordenados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Itatiba, seguem na Rua Camilo Pires e vias adjacentes. Placas na área orientam motoristas sobre as alterações e desvios; a passagem de veículos é liberada para entradas pontuais no trecho, a fim de minimizar o impacto das obras na economia da região.
A ação dá continuidade aos trabalhos realizados desde o início de maio, inicialmente na Av. Marechal Deodoro. O trânsito já foi liberado com a conclusão de pavimento dos trechos da Marechal e Rua Rui Barbosa, bem como os trechos das ruas Francisco Glicério e Quintino Bocaiúva.
Também já foram realizadas obras de drenagem – do início da Glicério, no trecho entre as avenidas Marechal Deodoro e Maria de Lourdes Abreu – para que o volume das águas pluviais (de chuva) tenha vazão até desembocar no Ribeirão Jacaré, evitando alagamentos.
A revitalização do Centro integra o programa municipal Avança Itatiba, nas frentes Mobilidade Urbana e Infraestrutura e é um projeto fruto de estudos minuciosos. Ela seguirá até a Praça da Bandeira e vias adjacentes. A previsão de conclusão é até o final deste ano de 2023. Estão sendo implantadas melhorias em acessibilidade, com calçadas padronizadas e alargadas (com, no mínimo, 1,7m de largura), arborização e medidas contra enchentes.
Crédito: Renato Jr/PMI