SOBREVOANDO

Quer trocar de carreira em 2025? Veja dicas para te ajudar na transição

Com a chegada de um novo ano, preocupações acerca da área profissional são muito comuns, mas mais do que isso, essa fase do ano é marcada pelo entusiasmo de planejar mudanças, inclusive a de carreira.

Conforme pesquisa da revista Exame, em 2025, o mercado de trabalho será marcado pela adaptabilidade, inovação e a capacidade de enfrentar desafios complexos. Atualmente, se sente preparado em todos esses requisitos?

Se a resposta for não, mas deseja trocar de profissão, este passo a passo para profissionais em troca de carreira vai te ajudar a não passar esse processo cheio de dúvidas, e principalmente, te fazer conquistar novos setores com facilidade e sucesso.

Preparado? Então salve e coloque em prática tudo a partir daqui!

Autoavaliação e planejamento

Não comece sem um planejamento. Essa deve ser a sua primeira ação, e assim, a partir de um plano com metas claras, pode seguir com a parte prática.

Mas não confunda! Planejar-se não significa saber onde quer chegar, com um cargo ou uma empresa, por exemplo, mas o que e como fará para alcançá-los. Sendo assim, considere os aspectos a seguir:

Avalie seus interesses e habilidades

Qual o motivo da sua insatisfação com a carreira atual? Em muitos casos, a infelicidade, a insatisfação com a própria rotina e o desinteresse pelo ramo resultam na vontade de partir para outra área.

Em qualquer situação, o profissional em transição deve avaliar o que gosta de fazer, identificar suas maiores dificuldades e facilidades, considerar os assuntos que despertam interesse, refletir sobre como gostaria de estar em médio e longo prazo, imaginar como seria sua rotina ideal de trabalho, pensar nas principais exigências para um ambiente de trabalho excepcional e definir suas prioridades, como salário, horário flexível, liberdade geográfica ou atuação em uma empresa renomada.

Essas e outras questões pertinentes aos seus interesses, valores, prioridades e competências auxiliam a saber qual a carreira mais adequada para esse momento.

Pesquise o mercado

Encontrou suas áreas de interesse? Essa é a hora de saber se, atualmente, e até mesmo daqui a alguns anos, o mercado está propício para receber novos profissionais, ou seja, se são setores em crescimento que oferecem boas oportunidades.

Além disso, busque saber sobre as competências exigidas pelo mercado em questão. Você as possui? E o mais importante: está disposto a se qualificar e se encaixar nos requisitos?

Fazer uma pesquisa aprofundada te dará um parâmetro real do setor, sem idealizações, as quais, infelizmente, podem gerar futuras frustrações.

Defina objetivos

Após as duas primeiras ações, estabeleça metas de curto e longo prazo para a sua transição, dessa vez, determinado prazos para práticas mais técnicas, como:

  • aprender novas habilidades;

  • fazer networking;

  • buscar por novas oportunidades;

  • participar de congressos, eventos, palestras, etc.

Aquisição de novas habilidades e conhecimentos

Se a sua ocupação atual não tem nada relacionada à área desejada, a aquisição de novas habilidades e conhecimentos é indispensável, e aqui, vale os conhecimentos mais básicos e gerais aos mais avançados e específicos. Esteja pronto para tudo!

Caso as áreas sejam semelhantes, não se engane, você ainda deve adquirir conhecimentos mais específicos. É uma transição de carreira, portanto, são profissões diferentes, não é mesmo?

Identifique lacunas de habilidades

Novamente, a autoavaliação é muito importante. Faça um levantamento das competências que você já possui e das que precisará adquirir para se destacar no novo campo.

Para ter uma noção das demandas e exigências do mercado que pretende ingressar, se baseie em descrições de vagas, ou, se possível, converse com um profissional da área.

Nesse contexto, é interessante focar tanto nas habilidades pessoais (relacionadas aos comportamentos, como liderança, gestão de tempo, inteligência emocional, etc.), como nas técnicas (relacionadas ao exercício da profissão).

Invista em cursos online com certificado

A transição de carreira se trata de uma fase na qual nem sempre a pessoa já se desvinculou totalmente do ramo “antigo”. Especialmente nesses casos, pode contar com a flexibilidade de horário e a liberdade geográfica de cursos online é de grande ajuda.

Já nos casos em que o profissional se desvinculou e está apenas buscando por uma nova oportunidade, portanto, não recebe um salário fixo, cursos à distância também são as melhores alternativas, pois são mais acessíveis se comparados aos presenciais. Lembre-se de que certificados são o principal diferencial no currículo!

Networking e mentoria

Network é o termo utilizado para denominar a prática de conhecer, conversar, interagir e trocar experiências profissionais com pessoas do mesmo ramo e/ou profissão, ou então, de ramos que contribuem, de certa forma, um com o outro.

Ao fazer networking, um gestor de RH pode ser indicado a uma vaga por outro profissional da área, por exemplo, ou por um administrador de empresa, um empreendedor e assim por diante. Nessa prática, siga ambos os passos abaixo:

Construa uma rede de contatos

Participe de eventos online, congressos, palestras, workshops, eventos, feiras, e onde mais possa criar uma rede de contatos. Além disso, se mantenha sempre ativo no LinkedIn para se conectar com profissionais e expandir sua rede.

Quanto ao networking, uma dica indispensável: seja solícito e ajude na mesma medida em que pede ajuda. É uma troca de favores, e você não quer parecer inconveniente, não é mesmo?

Busque mentores

Um mentor experiente na nova área pode oferecer orientação valiosa, ajudar a evitar erros comuns e apontar caminhos mais eficazes. Mentorias nem sempre são acessíveis, mas se puder, valem o investimento.

Caso elas ainda não se encaixem no orçamento, as redes sociais estão cheias de mentores com conteúdos gratuitos em seus canais de comunicação. Segui-los pode aprofundar seus conhecimentos, te fazer enxergar novas perspectivas, entre outros benefícios.

Reformulação de currículo e perfis profissionais

Reformular seu currículo e perfis profissionais nas redes sociais trata-se de um ponto-chave determinante na transição de carreira, afinal, eles serão os cartões de visita que abrirão as portas para o novo mercado.

Atualize seu currículo e LinkedIn

Agora chegou o momento de expor e destacar as novas competências adquiridas por meio dos cursos mencionados nos tópicos anteriores. Projetos e experiências que você tenha realizado durante a transição também contam.

Na hora da montagem, coloque os certificados obtidos em áreas de destaque e não se esqueça de evidenciar como suas habilidades anteriores podem contribuir para a nova função.

Prepare-se para entrevistas

Prepare-se para mostrar confiança e ser bem claro ao explicar os motivos de sua transição de carreira. E, mais uma vez, demonstre como as novas habilidades que adquiriu estão alinhadas com as exigências do mercado.

Um professor que busca oportunidade na área administrativa pode destacar suas habilidades de liderança, gestão de tempo e resolução rápida de problemas, por exemplo. Percebe como pode usar suas experiências anteriores a seu favor?

Autoaprendizagem contínua

Busque qualificação antes e durante ingressar em uma nova carreira. A formação contínua demonstra interesse em aprender e manter-se sempre atualizado, algo indispensável em um mercado tão competitivo como o profissional.

Para se estar em evidência, considere participar de novos cursos online regularmente para se atualizar com as tendências da indústria e mostrar que tem as habilidades exigidas.

Seguindo nosso guia completo, você estará pronto para realizar uma transição de carreira organizada e eficiente, com o sucesso que deseja alcançar. Os cursos online com certificado e todos os passos apresentados fornecem uma base sólida de conhecimento e habilidades práticas que podem facilitar essa jornada, além de agregar valor ao seu currículo.

Assim, não precisamos nem desejar boa sorte, pois ela só é necessária para quem não está apto, o que não será o seu caso!

SEO Marketing – por: Juliana Souza Silva

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo