Queda brusca de temperatura mobiliza equipe de acolhimento de Itatiba
Mudança de temperatura e ventania devem ser sentidas a partir desta quinta-feira (13/07)
A Defesa Civil do Estado de SP alerta para a chegada de frente fria, que trará queda brusca de temperatura e rajadas de vento a todo o Estado de São Paulo a partir de amanhã, quinta-feira (13/07). O Boletim Meteorológico estadual aponta que amanhã e sexta a região de Campinas, em que Itatiba está, deve registrar mínima de 7°C com sensação de 5°C. O ciclone extratropical, que afeta o sul do país, também deverá trazer ventos de até 80km/h para região durante os dois dias.
De olho nas previsões, a Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda em parceria com a Defesa Civil de Itatiba já retomará amanhã, a partir das 19h, partindo da Central de Abordagem, a busca ativa por pessoas em situação de rua, bem com a distribuição de cobertores. Todos são convidados a irem para o Abrigo Municipal, inclusive com seus animais – cães e gatos, onde podem pernoitar, tomar banho e ter refeição quente.
Vale salientar que, mesmo com as baixas temperaturas, legalmente cabe ao poder público dar a possibilidade de acolhimento a quem está na rua. A decisão por ir ou não a um abrigo, no entanto, é individual.
O trabalho é coordenado pela Ação Social e está em sua terceira investida neste inverno. A primeira foi na maior onde de frio do ano, até então, em 16/06 último. Depois, na primeira semana de julho, também houve ação pontual quando as temperaturas caíram. Além de profissionais da Ação Social e da Defesa Civil, um grupo de voluntários participa ativamente dos acolhimentos.
“Temos um bom estoque de cobertores e nossa média de distribuição está entre 30 e 40 por noite”, diz o vice-prefeito e Secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, que ressalta: quando o frio é intenso e o morador de rua não aceita abrigo, são fornecidos mais cobertores a ele.
Possibilidade de geada
Segundo a Defesa Civil estadual, a frente fria seguida por massa de ar frio nestes dois dias poderá trazer geada em pontos isolados no Estado. As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia.
Destaque para a Serra da Mantiqueira que registrará mínima de 2°C e sensação térmica de -1°C. Já na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente e Marília, os termômetros chegam a marcar 8°C, com sensação térmica entre 6°C a 4°C.
Diante da previsão, é importante que a população fique atenta para se abrigar de forma correta, além de ter atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e, claro, aquelas em situação de rua. Os animais também sentem frio, por isso é fundamental mantê-los abrigados. Improvisar aquecedores dentro de casa é extremamente arriscado e a prática pode causar graves acidentes, como incêndio e intoxicação, levando até à morte.
Quem acionar
Fora as ações de busca ativa, durante o dia, das 7h às 17h, de segunda a sexta, é a Central de Abordagem que faz o acolhimento da população de rua. Além de fornecer cobertores, a central também faz encaminhamentos ao Abrigo. O ingresso no Abrigo Municipal somente se dá através da equipe da Secretaria, composta por assistentes sociais especializados em acolhimento.
Quem localizar uma pessoa em situação de rua e desejar encaminhar também pode acionar a Central, que atende no prédio da Secretaria (Avenida Nair Soares de Macedo Fattori – 200, Vila Santa Clara,) das 7h às 17h. Os contatos são: 4534-5597 e 94712-0595 (plantão), além do e-mail centraldeabordagem@acaosocial.itatiba.sp.gov.br.
Já nos finais de semana, a recomendação é que se procure à Guarda Municipal (GM) de Itatiba (pelo fone 153) que fará o encaminhamento à Ação Social, Trabalho e Renda.
Crédito: Renato Jr/PMI