Prefeituras da Região Central de São Paulo participam de Webinar das Cidades Digitais
Mais de 116 prefeituras participaram do encontro virtual em busca da aceleração digital das cidades
Na manhã desta última terça-feira (31), o Webinar das Cidades Digitais da Região Central de São Paulo reuniu gestores e servidores públicos com o objetivo de compartilhar ações e alavancar o desenvolvimento das cidades através da tecnologia. Representantes de 116 prefeituras de 17 estados (BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PR, PE, RJ, RS, RO, SC, SP, SE e TO) participaram do encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).
O webinar, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, trouxe as explanações de gestores das prefeituras de São Carlos, Piracicaba, Araraquara e Rio Claro, além de especialistas que trouxeram alternativas e soluções para a transformação digital das cidades. Em sua 127ª edição, o programa é o maior acervo de soluções e informações sobre tecnologias para prefeituras no YouTube, com a participação de mais de 2 mil municípios de 20 estados brasileiros.
Conforme destaca o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, a aceleração digital dentro das prefeituras é um processo irreversível na gestão pública, pois, além de tornar as cidades mais digitais e inteligentes, o cidadão é o mais beneficiado com as ações em prol dos serviços públicos.
“É o espaço para troca de experiências e apresentação de soluções que visam melhorar a eficiência da máquina pública. A pandemia mostrou a necessidade de governos mais digitais e no evento vamos conhecer como as Prefeituras estão buscando se desenvolver por meio da tecnologia”, destaca Marinho.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de São Carlos (SP), José Galizia Tundisi, também trouxe as inovações da cidade e os resultados obtidos com a implantação de tecnologias no aprimoramento dos serviços públicos. “São Carlos é uma cidade que tem […] mais de mil startups, temos um grande número de empresas de tecnologia, então é fundamental avançar na modernização da cidade com a digitalização da cidade digital”.
Hub GovTech
A prefeitura de Piracicaba também esteve representada pelo Agente de Governo Digital e Assessor de Desenvolvimento Organizacional na SEMAD e Presidente do CMCTI de Piracicaba, Pedro Chamochumbi, que destacou sobre a implantação da plataforma pública de governo digital, Hub GovTech:
“A prefeitura de Piracicaba precisava atuar de forma mais dinâmica. […] Nós definimos então a necessidade de construir uma plataforma pública de governo digital para acelerar este processo, tanto de qualificação dos servidores, tanto de integração de GovTechs já estabelecidas, desenvolvimento também e validação de tecnologias e soluções especificas a demandas locais e também o esforço contínuo de consolidar uma política estratégica de governança digital”, destaca Chamochumbi.
Programa Prefeitura Digital
Programa Prefeitura Digital foi um dos grandes destaques apresentado pelo Gerente de Modernização Institucional da Prefeitura de Araraquara, Matheus Soto, implantado pelo município em janeiro de 2023 com o intuito da digitalização dos processos e serviços da prefeitura. “A maior parte da tramitação documental ou serviços eram prestados todos em papel e o atendimento era de forma presencial ao munícipe. […] Atualmente estamos desde agosto trabalhando 100% digital. […] Já emitimos 139.000 documentos, evitamos 630.000 impressões, [e] temos mais de 72 gigabytes de arquivos anexados nos processos”.
Inovação + Tecnologia + Empreendedorismo
Em sua participação, o Secretário de Desenvolvimento de Rio Claro, Anderson Christofoletti, mostrou a importância de ações voltadas ao desenvolvimento econômico das cidades aliado à inovação tecnológica, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sala do Empreendedor e o Centro de Inovação Tecnológica. “O que foi colocado em pauta em um primeiro momento foi a inovação do ser humano. Nós vimos a necessidade de […] formarmos parcerias com entidades, trazermos pessoas que pudessem nos ajudar a construir um plano de desenvolvimento com vista a inovação”, explicou Christofoletti.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Um dos assuntos em pauta durante o programa foi a necessidade da implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e Governança de TI dentro das prefeituras, tema trazido pelo Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, Doutor em Engenharia Elétrica e Computação, Mestre em Ciência da Computação e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“É muito importante a gente entender a questão de objetivos estratégicos, aonde eu quero chegar em termos de prefeitura e a partir daí nós construímos um Plano Diretor. O Plano Diretor do jeito que temos trabalhado hoje tem dado um resultado bem legal em termos de arrumar […] a área de TI para que ela possa ser efetivamente estratégica e contribuir para o negócio e gerar valor público”, ressalta.
O Webinar das Cidades Digitais da Região Central de São Paulo contou com a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc, Sonner Sistemas, Aprova Digital, Sogo Tecnologia e Ikhon Tecnologia.
Assista ao programa na íntegra.
Autor: Jeniffer Amaral
Fonte: Rede Cidade Digital