Prefeitura realiza integração dos 50 jovens aprovados no Programa Estalou
Prefeitura realiza integração dos 50 jovens aprovados no Programa Estalou
Na integração, realizada na manhã desta segunda-feira (21) que contou com a participação dos pais, foi apresentado pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura de Louveira, e pela equipe do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) como funcionam os sistemas e dicas para o ambiente de trabalho, além dos canais de suporte
Com o objetivo de dar as boas-vindas, a integração dos 50 jovens aprovados no Programa Estalou ocorreu nesta segunda-feira (21). A partir de amanhã, terça-feira (22), os jovens iniciam a atuação nas Secretarias que foram encaminhados. Na integração, que contou também com a participação dos pais, foi apresentado pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura de Louveira, e pela equipe do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), como funcionam os sistemas e dicas para o ambiente de trabalho, além dos canais de suporte. Estiveram presentes o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Steck, o vice-prefeito e superintendente da Fumhab, Ricardo Barbosa, o secretário de Administração, Marcelo Souza e uma equipe do CIEE.
“Além de promover desenvolvimento pessoal, profissional e social desses estudantes, eles vão colaborar para o avanço da própria cidade, auxiliando nos serviços administrativos e trazendo novas ideias. Os jovens são o nosso futuro, e programas como o Estalou, geram o incentivo e a oportunidade que eles buscam” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
Dos 50 jovens aprovados, 2 foram destinados para a Secretaria de Administração, 1 para Água e Esgoto, 2 para Assistência Social, 2 para Cultura, 1 para Desenvolvimento Econômico, 1 para Desenvolvimento Urbano, 19 para Educação, 1 para Esporte, 1 para Finanças, 1 para Fundação de Moradia, 1 para Gestão Ambiental, 3 para Governo, 2 para Negócios Jurídicos, 1 para Projetos e Programas, 9 para Saúde, 1 para Segurança e 2 para Serviços Públicos. A divisão foi feita de acordo com a demanda e disponibilidade de vaga de cada Secretaria.
Veja abaixo alguns depoimentos durante a integração:
“Essa é a primeira vez que vejo um Programa do tipo, gostei muito da proposta. Estou muito feliz pela minha filha e por todos os jovens aqui presentes. Eu mesma não tive uma oportunidade como essa, estou muito feliz”, disse Patrícia Santos, mãe da Bruna da Silva.
“Estou ansiosa para começar, tenho certeza que vai ser legal e atender todas as expectativas”, disse a jovem Bruna da Silva.
“Foi uma ideia excelente este Programa. Vai ser uma benção para minha filha Isabela e para o restante dos jovens, principalmente se for primeiro emprego”, disse Marlene Ribeiro Damasceno Augusto.
“Este é o meu primeiro emprego e estou ansiosa para começar. Além de todo o aprendizado, vai agregar muito para os nossos currículos e futuras carreiras”, disse a jovem Isabella Fernanda Damasceno Augusto.
“O Estalou tem uma proposta muito boa. Esse é o meu primeiro emprego e espero que seja uma experiência excelente” disse o estudante Vinicius Manoel.
Programa Estalou (Estágio Louveira)
O Estalou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado pela Prefeitura de Louveira, em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.
A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.
O Programa Estalou contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.
Foram contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.
A assinatura dos contratos e a integração dos 50 jovens aprovados no Programa foi no dia 21 de agosto, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura.
“O foco da nossa gestão, com este novo Programa, é proporcionar aos adolescentes o acesso ao 1º emprego. Há, no legado da formação dos adolescentes, participações de sucesso nos programas como o Guardinha, Patrulheiros, entre outros. E o que estamos implantando, com o Programa EstaLou, é exatamente na linha da formação do cidadão, com a 1a oportunidade de emprego na formação social e humana”, comentou o secretário Marcelo Souza.
“Além de proporcionar renda para o jovem e sua família, o programa promove desenvolvimento pessoal, aprendendo habilidades sociais e conhecimento profissional para a carreira”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck.
Processo Seletivo – Prova
Os candidatos foram aprovados e classificados de acordo com a pontuação obtida na prova, além da apresentação de todos os documentos exigidos.
A prova foi aplicada no dia 16 de julho na escola EMEF VILA PASTI. Ao todo, 85 candidatos realizaram a prova e 24 faltaram.
A prova objetiva foi composta por 30 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. A duração máxima foi de 90 minutos. As questões foram baseadas nos conteúdos de Ensino Médio do Estado.
O candidato que zerou em alguma área de conhecimento foi considerado eliminado do processo seletivo. Em caso de eliminação, o candidato poderá realizar novamente a prova assim que um novo processo seletivo for aberto, desde que corresponda a 90 dias após a realização da primeira.
Em caso de empate na classificação dos participantes das vagas de baixa renda, o desempate foi feito pelos seguintes critérios:
- a) O que tiver menor renda per capita.
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.
Em caso de empate na classificação dos demais participantes, o desempate foi feito pelos seguintes critérios:
- a) Idade a ser contada em anos, meses, dias (candidato mais novo).
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.
CLIQUE AQUI para conferir a lista dos 50 aprovados no Programa Estalou.
Legislação
O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).
Dúvidas
Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Fundo Social nos telefones: (19) 3848-1166 ou (19) 3848-4056.