ITATIBA

Prefeitura de Itatiba entrega troféus aos produtores premiados na Festa do Caqui & Cia.

Prefeitura entrega troféus aos produtores premiados na Festa do Caqui & Cia.

Evento na Casa da Agricultura reuniu vencedores da competição realizada na 18ª edição da festa

A Prefeitura de Itatiba realizou na noite de ontem, quinta-feira (14/07), a premiação aos produtores rurais que levaram as melhores frutas à 18ª Festa do Caqui e Cia., promovida em abril último pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura.

Os prêmios foram entregues na Casa da Agricultura, onde estiveram presentes o prefeito em exercício, Mauro Delforno; o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hiroshi Bando e o secretário de Negócios Jurídicos, Antonio de Carvalho. A Secretaria de Cultura e Turismo foi representada por Caroline Biccarelli e a Casa da Agricultura por Ricardo Pires Staningher, além de vereadores e demais autoridades municipais.

Como a Festa do Caqui & Cia. deste ano foi realizada em dois finais de semana, os prêmios também foram entregues seguindo essa divisão. No primeiro final de semana, os produtores premiados foram: caqui tipo rama forte – o mais cultivado no município -: César Rinaldo Pretti – 1° lugar, Dihego José Ortis – 2° e Orlando Alves – 3°. Já no caqui tipo Taubaté, os premiados foram: Orlando Alves – 1° lugar, Rubens Ortis – 2° e Rogério Ferrari – 3°.

No segundo final de semana, os produtores premiados foram: tipo rama forte, novamente César Rinaldo Pretti – 1º lugar; Caio Cesar Pretti -2°e Dihego José Ortiz -3º. Já no tipo Taubaté, foram Rubens Ortis – 1° lugar, José Stocco – 2°, e Rogério Ferrari – 3°.

CEP Rural

Aproveitando o encontro de produtores, o comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar (PM) de Itatiba, capitão PM Osvaldo Guarizo, reforçou a importância da adesão ao programa estadual Rotas Rurais, que oferece um código para a localização exata das propriedades e que conta com apoio do município.

Em Itatiba, 547 propriedades foram geolocalizadas e podem passar a contar com Endereçamento Rural Digital (ERD), que funciona como um CEP rural personalizado. As informações do ERD -sequência alfanumérica de 10 a 11 caracteres- podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps.

A viabilização de CEP Rural facilita a localização do produtor, aumentando a possibilidade de negócios e a agilidade na chegada a serviços de emergência, como PM, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Cerca de 10% dos proprietários rurais de Itatiba já compareceram à Casa da Agricultura para retirar o CEP Rural. Se você mora na zona rural e ainda não tem CEP, pode procurar pela Casa da Agricultura de Itatiba, que fica na Praça Frederico Junqueira – n°1, na Vila Cassaro. Mais informações pelos telefones 4538-0099 e 4594-2032.

Recordes

Os caquis selecionados dos produtores locais participaram do Leilão de Frutas, realizado nos dois domingos. A edição de 2023 da Festa do Caqui & Cia. teve recorde histórico de venda de frutas: 29,6 toneladas (o recorde anterior era de 2018, de 22,5 toneladas). Somente de caqui, foram 22.750kg. Esta foi a maior movimentação agrícola em volume de vendas dos produtores rurais no evento que, na 18ª edição, contabilizou 130.748 pessoas, também acima de qualquer média dentro do período.

Itatiba, terra do caqui desde 1925, tem 73 produtores que cultivam 64 mil pés em 160 hectares, principalmente nos bairros do Morro, Mombuca, Tapera Grande e do Pinhal. A produção anual de 5,5 mil toneladas chega a movimentar R$ 13,5 milhões no agronegócio. As políticas públicas municipais fortalecem a agricultura familiar, como assistência técnica gratuita aos produtores, subvenção do seguro agrícola e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivo rural do Circuito das Frutas.

Crédito: Renato Jr./PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo