ITATIBA

 Organizações do Terceiro Setor: capacitação sobre voluntariado é realizada pelo FSS

Palestrante Lucila Mary Hashimoto trouxe tópicos sobre o voluntariado atual

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) em parceria com a Associação das Entidades Assistenciais e Filantrópicas de Itatiba (AEASFI) realizou na última quinta-feira (28/11) uma nova capacitação, desta vez com foco no voluntariado feito atualmente. Vale lembrar que os cursos oferecidos pelo Fundo Social contam, quase que em sua totalidade, com professores voluntários.

Este 13º encontro das entidades ocorreu no Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto e teve como palestrante a presidente de honra da ONG Consciência Solidária, Lucila Mary Hashimoto. Ela é médica na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Novo Atibaia e idealizadora do Banco do Leite Humano de Atibaia.

A primeira-dama e presidente do FSS, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, participou e agradeceu a apresentação da palestrante: “Gostaria de expressar nossa sincera gratidão à Dra Lucila, que veio de Atibaia para compartilhar conosco seu conhecimento e experiência sobre o voluntariado. Sua palestra foi extremamente enriquecedora e, certamente, despertou uma maior compreensão sobre a importância do engajamento social em nossas vidas e comunidades. Sua presença fez a diferença e estamos certos de que todos saíram mais inspirados a contribuir ainda mais por um mundo melhor.”, pontuou Barbara.

Palestra e dinâmica foram apresentadas às instituições em tópicos, dentre eles, as formas de fazer um diagnóstico de área junto com seu grupo, a necessária ajuda de pessoas que se envolvam com a causa e a atuação esperada deste voluntário, além de leis que regem o voluntariado atual, como se adequar e prever possíveis problemas jurídicos.

Também foram mostradas formas de orientar a entrevista para a escolha do voluntário adequado para área de necessidade e como orientá-lo dentro das normas do serviço de cada instituição. Encerrando, Dra Lucila explicou como manter esse voluntariado em constantes estímulos para o sucesso do trabalho.

Para a palestrante, fazer trabalho voluntário é acreditar que o amor pelo ser humano é maior que tudo: “Estar em Itatiba com mais de 20 instituições que atuam na área social foi mais que um privilégio, foi uma benção! Conhecer pessoas que trabalham para o mesmo bem é enriquecedor e poder, de alguma forma, contribuir para melhoria de seu serviço, é gratificante!”, comentou.

Próximos encontros

O secretário de Cultura e Turismo Luis Soares de Camargo fez a abertura da programação falando sobre a importância da Lei Aldir Blanc às entidades que têm trabalhos voltados para os diversos segmentos da Cultura e que podem também apresentar seus projetos para receber este financiamento.

Este foi o último encontro de capacitação neste ano às instituições com práticas sociais sem fins lucrativos que geram bens e serviços públicos. Para o próximo, novos encontros estão previstos, tendo temas sugeridos pelos próprios participantes, aplicáveis ao seu dia-a-dia.

 

Mari Carla Giro
Secretária de Assuntos Institucionais 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo