Ação do Novembro Vermelho, da campanha de prevenção à doença, segue até sexta-feira (29)
Nesta semana, o Odontomóvel da Secretaria de Saúde de Itatiba volta à Praça da Bandeira para realizar exames preventivos do Novembro Vermelho, campanha de conscientização do câncer bucal.
O veículo, que funciona como consultório odontológico itinerante, já esteve lá na primeira semana do mês e agora estará novamente estacionado ao lado do Coreto João Maggi durante toda a semana, até a próxima sexta-feira (29/11), realizando atendimento das 8h às 11h e do meio-dia às 15h.
“É um exame super rápido que o dentista fará um exame visual da cavidade bucal, procurando alguma lesão suspeita na língua, bochechas, lábios e mucosa. Havendo algo, o paciente será encaminhado para um exame mais completo, em consultório. O exame preventivo é responsável hoje por 96% de chance de cura desta doença”, ressalta o dentista Marco Antonio Rela, responsável pela Odontologia municipal.
Devem redobrar os cuidados as pessoas que fumam, consomem álcool e trabalhadores expostos ao sol diariamente. Pessoas a partir de 20 anos de idade podem passar por lá para a inspeção bucal. Em estágio inicial, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta odontológica é o ideal para a avaliação e prevenção.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Dentre os sintomas estão lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias e manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas.
Crédito: Divulgação-Saúde/PMI
Secretária de Assuntos Institucionais