BARRETOS

Núcleo de Inclusão e Diversidade da Prefeitura de Barretos promove curso de Língua Brasileira de Sinais para servidores públicos municipais

Desde de 2002, a Libras é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão no país

 

A Estância Turística de Barretos, por meio do Núcleo de Inclusão e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), oferecerá um Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos profissionais das várias secretarias e autarquias da Prefeitura que realizam atendimento direto ao público.

O curso será realizado através do Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ceforpe) e tem como meta proporcionar o conhecimento da Libras como segunda língua para ouvintes e de temas relacionados a comunidade surda, de modo a refletir sobre sua importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo. “A formação proporcionará momentos de vivência com a Língua de Sinais que viabilizarão a aprendizagem da sua estrutura linguística básica e produção de narrativas simples para o uso no contexto cotidiano. O referido curso pretende também promover o ensino da Libras e discutir a inclusão das pessoas surdas no viés linguístico, cultural, educacional e social”, explicou a professora Intérprete de Libras Cristiani Santana Teixeira Vidica.

Em 24 de abril de 2002, a Libras foi reconhecida pela Lei nº 10.436 como meio legal de comunicação e expressão no país. No Brasil, no dia 26 de setembro celebra-se o Dia do Surdo. A data lembra a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Para a secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, o objetivo do curso é fornecer aos servidores que trabalham no atendimento ao cidadão o aprendizado sobre as especificidades da pessoa surda e sua forma de comunicação com o uso de Libras. “A ação pretende favorecer o conhecimento e a aquisição da língua de sinais, a fim de garantir o direito de acesso à informação no atendimento aos cidadãos surdos, e propiciar a acessibilidade e a inclusão social. Garantir o atendimento qualificado à pessoa surda em todas as esferas é primordial para a Secretaria Municipal de Educação de Barretos e visando minimizar as barreiras na comunicação”, disse.

As aulas serão às terças-feiras, a partir do dia 19 de setembro, das 8h às 10h30. As orientações e link para inscrição dos servidores serão enviados às secretarias e autarquias pela SME.

 

Assimp-709-2023
Redação: Assessoria de imprensa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo