Medidor contínuo de glicemia deve ser programa permanente, defendeu o presidente Militão de Atibaia
Como a Prefeitura começou a atender crianças e adolescentes neste ano, o vereador quer garantir o programa pelas próximas gestões
O presidente da Câmara, Ademilson Militão, manifestou nesta semana sua intenção de garantir a continuidade do programa de glicemia na Prefeitura pelas próximas gestões. “Esse cuidado já existe, mas nos preocupamos com sua manutenção em outras administrações”, enfatizou.
No início de 2023, o vereador participou do lançamento do medidor no auditório da Secretaria de Educação, com a presença de profissionais da Secretaria de Saúde. Em 12 de junho, o vereador apresentou anteprojeto de lei, estabelecendo a distribuição gratuita, pelo Executivo, de medidor contínuo de glicemia aos portadores de diabetes tipo 1.
O medidor rastreia automaticamente os níveis de glicose no sangue em período integral, ao contrário da coleta de sangue, que dá uma leitura momentânea sobre a doença.
RESPOSTA DA PREFEITURA
Com data de 3 de julho, a Prefeitura respondeu a indicação do vereador, confirmando que o Departamento de Assistência Farmacêutica mantém o fornecimento de medicamentos, insumos e insulinas aos munícipes de Atibaia, portadores de diabetes tipo 1 e 2. Inicialmente, o Executivo buscou atender crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, proporcionando equipe multiprofissional e eventos de educação aos pacientes.
“A manutenção do projeto, tornando-o parte dos serviços padronizados pelo SUS em Atibaia, representa acompanhamento profissional, diminuindo a possibilidade de internações, episódios de hipoglicemia e complicações em saúde”, disse a dra. Luciene Di Gennaro Toschi Pinheiro, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica.
Atenciosamente,
Departamento de Comunicação
Câmara Municipal da Estância de Atibaia
11 2119-1110
imprensa.camara@atibaia.sp.gov.br
www.facebook.com/camaraatibaia
https://twitter.com/CAMARAATIBAIA