ITATIBA

Mais de 3 mil pessoas compareceram no Parque Luís Latorre para o Desfile Cívico do 7 de Setembro, da Semana da Pátria 2023

Evento cívico encerrou celebrações da Semana da Pátria 2023 – Cultura de Paz

 

O Parque Luís Latorre recebeu mais de 3 mil pessoas no feriado nacional de quinta-feira (07/09), quando foi realizado o tradicional Desfile Cívico do 7 de Setembro, encerrando a celebração da Semana da Pátria 2023 promovida pela Prefeitura de Itatiba, com organização da Secretaria de Educação. Neste ano o tema abordado foi Cultura de Paz.

“Sempre lembrando que a independência é sinônimo de liberdade e de paz, que vem acompanhada de respeito ao próximo e isso que queremos para nossa população de Itatiba”, comentou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, celebrando o evento cívico. “Há dois anos, este Parque estava sendo utilizado para vacinar nossas famílias contra a Covid e hoje estamos comemorando os 201 anos de Independência do Brasil! Viva o Brasil”, disse o prefeito Thomás, ao lado do secretariado e de autoridades no palanque do Desfile.

Só de alunos da Rede Municipal de Ensino, foram cerca de 1.700 que desfilaram, representando as escolas e exibindo trabalhos que inspiram debates acerca do tema deste ano. Além dos ônibus escolares, a TCI – Transporte Coletivo de Itatiba operou com linhas e horários especiais facilitando o acesso do público ao Parque.

A Semana da Pátria 2023 teve ainda ações pontuais realizadas nas escolas Emeb Profa. Maria Mercedes de Araújo e Emeb Profa. Nazareth Siqueira Rangel Barbosa, com a participação de, pelo menos, mais dez escolas, desde o dia 1º/09, além de cerimônia na sede da Prefeitura, Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline.

 

Presenças no Desfile

O desfile teve a participação da centenária Corporação Musical Santa Cecília, do Tiro de Guerra 02-070, seguido de Fanfarra Arte Viva da Escola de Educação Especial (EEE) Profa. Neyde Carvalho dos Santos Silva – Apae Itatiba, Ginástica Artística Municipal, escolinhas da Secretaria de Esportes, atletas dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) – inclusive medalhistas de prata estadual da Coreografia, e participantes das atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) – Fundo Social de Solidariedade (FSS), com participantes dos grupos de Capoterapia, Dança Cigana, Dança de Salão e Zumba.

Da Educação Infantil, desfilaram as Cemeis Andorinha, Juriti, Profa. Andrelina, Profa. Maria Stela e Pixarro. As Emebs abordaram quatro pilares da Cultura de Paz, com manifestações que levaram à reflexão do público e também encantaram, a exemplo de cartazes, bandeiras brancas e até soltura de bexigas brancas.

O I pilar, Respeitar a Vida/Natureza, foi apresentado com alunos de Sebastião de Camargo Pires, Prof. Benno Carlos Claus, Profa. Mara Cabral Simões Alegre, Profa. Maria Salles de Souza, Profa. Guiomar Almeida Ciarbello e Profa. Maria do Carmo Parisotto Mosca.

O II foi sobre Rejeitar a Violência, abordado pelas Emebs Prof. Luiz Pantano, Profa. Inês Prado Zamboni, Profa. Marina Araújo Pires, Anna Abreu, Prof. Agenor Vedovello, Profa. Angela Lygia Parodi Scavone e Cel. Francisco Rodrigues Barbosa. O pilar III foi sobre Ser Generoso, com as Emebs: Profa. Sonia Rita Aguiar Santos, Rosa Maria Ferrari Belgini, Philomena Salvia Zupardo, Cel. Júlio César, Profa. Maria Teresa Degani de Souza, Profa. Rosa Scavone e Basílio Consoline.

Por fim, o pilar IV foi sobre Ouvir para Compreender, abordado pelas Emebs: Cel. Manoel J de Araujo Campos, Profa. Vera Lúcia Carride de Palma, Profa. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, Profa. Maria Mercedes de Araújo, Profa. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, Profa. Maria Gemma Rela Reinaldo, Profa. Maria Aparecida Tomazini e com a participação da Escola Estadual Profa. Oscarlina de Araújo Oliveira.

Em seguida, desfilaram ainda Proerd, Clube de Aventureiros e Clube de Desbravadores, Confederação da Juventude das Assembleias de Deus do Ipiranga (Cojadi), Fanfarra Mirim da GM e ainda o 12º Grupo de Artilharia de Campanha da 2ª Divisão de Exército, de Jundiaí.

Ao final, o desfile motorizado: Motoclube Abutres, Guarda Municipal e Defesa Civil, cada uma com seus canis, Departamento de Trânsito, Polícia Militar (PM) e seu Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Corpo de Bombeiros e Prefeitura, além do Clube de Cavaleiros.

Crédito: Comunicação/PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo