LOUVEIRA

Louveira recebe Prêmio “Municípios Resilientes” por desempenho positivo da Defesa Civil

A ação é com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa Município Verde Azul, do Governo de São Paulo, e da campanha Construindo Cidades Resilientes

 

Louveira recebeu, na última quinta-feira (22), o Prêmio “Municípios Resilientes” do Governo do Estado de São Paulo. A avaliação é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa Município Verde Azul, do Governo de São Paulo, e da campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas. A cidade obteve a nota 87 de uma escala de 0 a 100. 

“Esse reconhecimento está alinhado aos investimentos que temos feito na área ambiental e também na proteção ao cidadão por meio das operações da Defesa Civil. Vamos continuar nesta linha de prevenção, conscientização, e ao mesmo tempo avanços para colocar cada vez mais Louveira como uma cidade resiliente”, afirmou o prefeito Estanislau Steck. 

A cidade de Louveira está entre os 66 municípios com pontuação acima de 70 pontos, que também receberam o certificado de resiliência. O programa do Estado premia cidades que adotaram medidas para garantir atendimento rápido à população, acolhimento humanitário em emergências e prevenção contra catástrofes. 

O programa foi criado em 2019 para estimular os municípios paulistas a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos.

Em 2022, Louveira ficou entre as 75 melhores cidades do Estado de São Paulo no que se refere à questão ambiental, recebendo o certificado do Programa Município Verde Azul pelo quarto ano consecutivo. A premiação leva em consideração os critérios de sustentabilidade, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. 

As cidades resilientes são cidades que possuem a capacidade de se adaptar para prever desastres naturais e trabalham se preparando para lidar com eles, absorvendo o conhecimento do que houve no passado e criando planos de ação que possam ser usados no futuro. 

“É graças ao investimento na área de segurança, uma das prioridades do município, que podemos ser considerados uma das cidades resilientes do país. Com profissionais capacitados e um trabalho de vigilância, prevenção e atuação, seguimos em frente para manter nosso serviço constante em Louveira”, disse o Secretário de Segurança, Osvaldo Cândido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo