ITATIBASAÚDE

Itatiba tem o melhor acesso ao pré-natal de toda a RMC

Índice da Saúde é destaque também nacional, com Itatiba ficando em 19o.; foram quase 10 mil consultas em 2023

Mais um motivo para a Prefeitura de Itatiba, por meio de Secretaria de Saúde, celebrar o Mês da Mulher: o município tem o melhor acesso ao pré-natal dentre todos os integrantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O dado consta no indicador Atendimento Pré-natal, que utiliza dados do DataSUS e faz parte do pilar Acesso à saúde do Ranking de Competitividade dos Municípios.

O município também é destaque nacional, tendo ficado entre os 20 melhores neste acesso: ocupa a 19a. posição em acesso à pre-natal em todo o país.

No último ano, Itatiba, que conta com o programa municipal Inova Saúde, contabilizou 9.965 consultas pré-natal. Já a consulta puerperal, realizada no período de quarenta e dois dias após o parto, com finalidade da conclusão da assistência obstétrica, somou 965 atendimentos.

A Secretaria também informou que foram realizadas 2.713 ultrassonografias do pré-natal, colaborando para o sucesso do índice. Foram 1.549 exames obstétricos, 534 ultrassonografias de translucência – que ajuda a diagnosticar síndromes genéticas e anomalias cromossômicas – e 630 análises morfológicas.

 

Sobre o pré-natal

O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento, além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes à maternidade.

As unidades de saúde de Itatiba contam com um acompanhamento que inclui reuniões periódicas para trocas de informações entre as pacientes e orientações dos profissionais.

 

Projeto Meu Bebê

A gestante que realiza pré-natal na Rede Pública de Saúde de Itatiba também pode ser convidada a participar do Projeto Meu Bebê, do Fundo Social de Solidariedade (FSS). As enfermeiras fazem o convite e, com assiduidade nas consultas, em torno da 25ª semana de gestação, tem avaliação socioeconômica no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ao qual a gestante pertence.

Após, podem receber kit composto por banheira, roupinhas, enxoval – confeccionado pelas voluntárias da Oficina de Santa Rita, ensaio gestante, mini-ensaio fotográfico com as gestantes, entre outros itens. As entregas, mensais, têm apoio do Projeto Criança Feliz e são realizadas na Unidade Mercadão do FSS.

 

Sobre o Ranking

 

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. Para conferir o ranking completo, acesse rankingdecompetitividade.org.br.

 

 

Crédito: Divulgação/PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo