ITATIBA

 Itatiba é 39o. entre municípios VerdeAzul em sua categoria

Cidade integra agora grupo que reúne municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes

Itatiba está em 39o . lugar no Programa Município VerdeAzul (PMVA) dentre aproximadamente 65 municípios paulistas participantes na faixa populacional entre 100 e 500 mil habitantes. A posição confere à cidade a certificação Qualificada II – destinada a cidades que somam até 60 pontos em itens técnicos de gestão ambiental. Itatiba conquistou 58 pontos neste ciclo.

A Prefeitura de Itatiba foi representada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura na cerimônia em que o Governo do Estado divulgou o ranking, referente ao novo ciclo do Programa Município Verde Azul.

A solenidade, que contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas, foi realizada na última quarta-feira (19/12) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e os servidores Thaís Polezel, Márcio Megda e Rogério Selicani receberam a qualificação em nome de Itatiba.

 

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística estadual, órgão estadual que gerencia o programa, as ações avaliadas são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

 

Ciclo 2022/2023

Reestruturado, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) redistribuiu em seu novo ciclo municípios por faixas de população. Foram 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas.

As certificações são divididas nas categorias Certificado (mais de 80 pontos), Qualificado I (entre 60 e 80) e Qualificado II (até 60), conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município.

O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados recebem um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.

 

Crédito: Divulgação/PMI 

Mari Carla Giro
Coordenadora de Governo
Comunicação Estratégica – Prefeitura de Itatiba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo