ITATIBA

 Itatiba avalia positivamente crescimento do turismo em pesquisa estadual

Pesquisa Online de Percepção do Turismo ficou disponível entre novembro e fevereiro último

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba incentivou entre novembro e fevereiro a participação dos munícipes na Pesquisa Online de Percepção do Turismo que teve resultados divulgados nesta semana. Itatiba teve 247 respostas que estão incluídas nas 1.293 contabilizadas pelos municípios que integram o Circuito das Frutas.

Esta é a quarta edição da pesquisa promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, com coordenação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens (Ciet/Setur-SP) com participação de 325 municípios paulistas em um total de 22.902 formulários válidos para descobrir como a população vê o turismo onde mora.

Em Itatiba, a maioria dos resultados aponta que a população vê positivamente o crescimento do turismo para a região. O resultado é de grande valor para o futuro desenho de ações sustentáveis, programas e iniciativas.

Resultados

As cidades que conseguiram uma amostra a partir de 200 respostas tiveram acesso aos resultados individualizados do formulário online em formato de múltipla escolha com seis perguntas de perfil e 26 de opinião sobre os impactos do turismo. A maior faixa etária da população participante de Itatiba está entre 30 e 64 anos.

Dentre o bloco de perguntas sobre aspectos positivos do turismo, destaca-se o fato de que 86,23% dos participantes veem que a atividade beneficia a economia local. A maioria, acima dos 71%, também vê que o turismo é bom para o município, para a região em geral, para a população e que cria empregos para pessoas da cidade.

Outro ponto é que 62,75% acreditam que o turismo torna mais fácil para a população aproveitar as atrações locais, desfrutarem da natureza (83,8%), ajuda a preservar e celebrar a cultura local (72,87%) e contribui positivamente para a qualidade de vida (91,5%).

Tiveram perguntas sobre os aspectos negativos do turismo. Dentre elas: 80,56% discordam que os visitantes tornam difícil para os habitantes aproveitarem a vida ao ar livre; e 25,91% discordam parcialmente que o tráfego de visitantes afeta negativamente o deslocamento de veículos em estradas e ruas.

Futuro

O bloco final de perguntas do formulário trouxe a percepção do desejo para a próxima década. Verificou-se que os moradores de Itatiba querem uma quantidade maior de visitantes na temporada de verão (63%), durante a temporada de inverno (66,94%) e durante as festas de fim de ano (60,16%). Com estes resultados, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba pode trabalhar levando em consideração a percepção da população participante.

 Crédito: Renato Jr./PMI

Mari Carla Giro
Coordenadora de Governo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo