EDUCAÇÃO

Inclusão: Curso do Knight Center para jornalistas e comunicadores ensinará produção de conteúdos digitais acessíveis

Computador e microfone sobre mesaFoto: Sebastião Pandelache

Começa na próxima segunda-feira (4 de março) um novo curso gratuito oferecido pelo Knight Center para o Jornalismo nas Américas, ensinando conceitos e técnicas para a produção de conteúdo multimídia acessível em publicadores, sites e redes sociais.

O treinamento é gratuito e online, dividido em quatro módulos apresentados semanalmente até 31 de março. As aulas podem ser assistidas no horário de conveniência dos participantes, mas quem acompanhar ao vivo terá uma experiência mais interativa, por meio de fóruns de discussão e sessões ao vivo com a instrutora.

Desenvolvido pelo Knight Center em parceria com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) da Universidade Federal da Bahia, o curso será apresentado por Carla Beraldo, idealizadora do Protocolo Reverta de Acessibilidade e vencedora do Google News Challenge 2022.

O Centro Knight irá emitir certificados de conclusão gratuitos para todos os participantes que cumprirem os requisitos do curso.

Veja a programação do curso de conteúdo acessível

Módulo de introdução: Introdução à Comunicação Acessível para jornalistas

Este módulo abordará o que é comunicação acessível, debaterá questões sobre diversidade e inclusão e mostrará gargalos na correlação entre ética jornalística e comunicação acessível.

Módulo 1: Entendo as diretrizes de acessibilidade web e parâmetros vigentes

Este módulo abordará leis, conceitos e normas sobre acessibilidade. Tratará dos quatro princípios de acessibilidade digital do WCAG 2.2 (Web Content Accessibility Guideline), um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas para tornar o conteúdo web mais acessível e inclusivo; apresentará o Protocolo Reverta de Acessibilidade e abordará a relação entre ESG e acessibilidade.

Módulo 2: Como criar conteúdo multimídia acessível

Este módulo abordará de maneira prática como criar um conteúdo multimídia acessível, levando em conta usabilidade e acessibilidade. Mostrará boas práticas de uma comunicação acessível e as técnicas como libras, audiodescrição, descrição de imagens, gráficos, infográficos e links para áudio e vídeo.

Módulo 3: Conteúdo acessível em redes sociais

Serão ensinados os princípios de acessibilidade no Instagram, no X e no YouTube.

Módulo 4: Medição de Impacto e Compromisso Ético

Este módulo abordará como mensurar o impacto de uma comunicação acessível, mostrará como utilizar as ferramentas de validação automática e explicará a “matriz de comunicação acessível” do Protocolo REVERTA.

As inscrições podem ser feitas na plataforma de cursos do Knight Center.

Redação MediaTalks

Redação MediaTalks

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo