Ícone pop, Iris Apfel morre aos 102 anos: veja quem foi a ‘estrela geriátrica’ que virou modelo aos 97
Influenciadora veterana que se referia a si própria como “geriatric starlet” (estrela geriátrica) Apfel tornou-se um ícone pop com seu estilo marcado por roupas extravagantes, óculos enormes de armações pesadas, batom vermelho brilhante, cabelos brancos bem curtinhos e profusão de bijuterias coloridas.
Mas ela não era apenas exótica. Era também uma mulher de negócios, tendo feito consultoria para a decoração da Casa Branca sob seis presidentes americanos e criado diversas linhas de produtos com seu nome, em parcerias com grandes marcas.
Nascida em Nova York em 1921, Iris Apfel compartilhava a vida profissional de designer de interiores com o marido, Carl, que morreu em 2015 aos 100 anos.
Formada em história da arte, ela se especializou em tecidos antigos e era proprietária de uma empresa têxtil, Old World Weavers, com o marido.
A empresa fazia obras de restauração e decoração de ambientes sofisticados, incluindo os projetos na Casa Branca e residências de famosos como Estée Lauder e Greta Garbo.
Leia também | Botas, trajes de palco, óculos e até piano: veja as peças históricas de Elton John leiloadas em Nova York
Iris Apfel consagrada no Metropolitam Museum
O estilo marcante de Iris Apfel foi projetado para o mundo quando o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, organizou uma exposição sobre ela chamada Rara Avis – palavra latina para ave rara.
Apfel era personagem frequente na capa de revistas como Vogue, e suas fotos eram destaque em coberturas de eventos de entretenimento.
Ela tinha mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, e isso ajudou no sucesso de seus projetos.
Em 2022, uma linha da rede de moda H&M que contou com a sua colaboração, incluindo roupas, bijuterias e sapatos em cores vivas, esgotou em minutos.
Apfel fez também uma linha de acessórios e joias para a US Home Shopping Network, lançou uma linha de maquiagem com a Ciaté London e fez parceria com Ruggable em revestimentos de piso.
Em 1997, ela assinou um contrato com a agência global IMG Models, tornado-se oficialmente modelo profssional.
Iris Apfel foi tema de um documentário em 2015, em que diz que foi uma das primeiras mulheres do mundo a usar jeans, aparece escolhendo bijuterias e não confirma rumores de que se desentendeu com Jackie Onassis durante um projeto na Casa Branca, após provocada pelo marido Carl.
Uma influenciadora nas redes sociais
Iris Apfel morreu no auge de seu estrelato nas redes sociais, que usava com frequência e inteligência, aproveitando as datas especiais do calendário para exibir seu estilo e seu humor.
Em um dos vídeos postados no Twitter, em julho de 2023, ela deu um conselho:
“Fique velho, mas não fique chato. Nunca deixe de ser você e se divertir. Seja ”selvagem’.
Veja algumas fotos recentes de Iris Apfel, que morreu aos 102 anos e meio deixando um legado para a cultura pop e para a moda.
Leia também | Oprah Winfrey deixa conselho do Vigilantes do Peso e doa ações após admitir uso de remédios para emagrecer