Guarda Municipal de Itatiba celebra com evento aniversário de 57 anos
Homenagens devem marcar celebração amanhã (30/10) no Teatro Ralino Zambotto
A Prefeitura de Itatiba celebra os 57 anos da Guarda Municipal (GM) na manhã desta quarta-feira (30/10), na véspera do aniversário, visto que a criação foi em 31 de outubro de 1967.
A cerimônia festiva, aberta à população e promovida pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão – que tem à frente como secretário o capitão Luís Antônio Henrique Pereira – será às 10h no Teatro Ralino Zambotto (rua Romeu Augusto Rela – 100, no Bairro do Engenho).
A manhã deverá ser marcada por homenagens a guardas municipais – em vida e póstumas- e apoiadores ao longo dos anos, com destaque para o Canil da Guarda, e presença de pessoas importantes para a história da corporação. Um dos homenageados será o Inspetor GM Almeida. Atualmente aposentado, durante os 16 anos de carreira o GM Almeida trabalhou com êxito no patrulhamento urbano e na Delegacia de Polícia.
Amigo da Guarda
Durante o evento, a GM fará a entrega do Certificado Amigo da Guarda. Autoridades e clubes de tiro de Itatiba, Itu e Atibaia receberão o reconhecimento pelas contribuições feitas para a corporação, que também homenageará os tutores dos K09 (cães de serviço) aposentados do Canil da GM. São os cães da raça pastor belga malinois: Athena, Logan, Raio e Hera. Também receberá o certificado o atual K09 Azus, que fará uma apresentação.
Das homenagens póstumas, uma será à guarda municipal Maria Rosana, da primeira turma feminina da GM, pela contribuição durante a carreira. A sala da Patrulha Guardiã Maria da Penha, na Base da GM, no Parque Ferraz Costa, tem o nome de Maria Rosana gravado, com uma foto e breve história. Mulheres passaram a fazer parte da Guarda Municipal apenas em 1998, com a primeira turma de GM femininas, da qual veio a atual comandante, Jaqueline Bortolozzo.
Outra homenagem póstuma será ao GM Henrique, que foi da equipe de Gpom – Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos, pela contribuição e companheirismo. Ele faleceu em 03/08 deste ano, após sofrer um acidente durante o trabalho. Segundo a comandante Jaqueline, “ambos deixaram saudade e legado à corporação”.
GM atuante
A GM de Itatiba tem divisões específicas e especializadas, caso da Romu – Rondas Ostensivas Municipais, do Gpom, do Canil – que realiza operações com cães, da Ronda Escolar, do Patrulhamento Ambiental, do Patrulhamento Urbano, além das equipes de patrulhamento ostensivo de rotina e em pontos fixos, do Departamento de Inteligências Integradas e profissionais do setor de Administração.
Crédito: Arquivo-Divulgação/PMI