ITATIBA

Fundo Social de Itatiba orienta entidades sobre captação de recursos

Evento que reuniu 50 representantes do Terceiro Setor também abordou a organização de documentos

A Prefeitura de Itatiba, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), reuniu 50 representantes de entidades do município, incluindo presidentes e diretores, para uma orientação sobre captação de recursos e organização de documentos.

Esta ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e Associação das Entidades Assistenciais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi), com organização da unidade do FSS Casa Rosa da Mulher no último dia 19.

O evento foi intitulado Organização de Entidades do Terceiro Setor, que corresponde às instituições com práticas sociais sem fins lucrativos que geram bens e serviços de caráter público. O público-alvo pode esclarecer dúvidas para utilização de ferramentas inteligentes a fim de realizar projetos sociais e participação eficiente em ações e estratégias de captação.

 

Palestrantes

Este evento gratuito teve como palestrantes o contador Mário Cesar Cobianchi,  executivo do Instituto Legislativo Paulista (ILP) com MBA em Gestão de Entidades do Terceiro Setor, e o assistente social Fábio Suzigan Nobre, especialista em Estudos de Política e Estratégia e auxiliar Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), onde Mário também atua como assessor especial parlamentar. Mário relatou experiências como diretor de instituição municipal e Fábio, de instituição estadual.

A experiência de ambos mostrou que a maior deficiência das instituições são de ordem burocrática e documental. Segundo o Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OCS), o terceiro setor emprega 2,9 milhões de pessoas no Brasil.

Os palestrantes ofereceram auxílio de regularização e posteriormente indicação de emenda, programas e projetos do Governo do Estado de São Paulo, através do gabinete do deputado estadual Rogério Nogueira, incentivador do projeto. Fábio ressaltou que as instituições que nunca celebraram convênio, conseguem receber pela primeira vez um recurso estadual, “e aquelas que não conseguiram, deixamos aptas a receber futuramente e isso gira em torno de 90%. Nosso trabalho é bastante intenso, poucas instituições estão aptas a celebrar convênio e as que não estão, conseguimos dar suporte”.

 

Às entidades

 

O Fundo Social de Itatiba trabalha constantemente em parceria à Aeasfi. Neste mês, a presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, fez a entrega a representantes de entidades beneficiadas de 1.050 kg de alimentos e 511 litros de leite.

As doações foram arrecadadas durante a troca das camisetas do Outubro Rosa e realização da 1ª, 2ª e edição especial da Mostra Criativa de Itatiba. Mais informações pelas unidades do FSS Capacitação Solidária 4524-8479 e Casa Rosa 4534-5224.

 

Crédito: Divulgação/PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo