ITATIBA

Festa do Caqui de Itatiba 2024 já tem datas definidas 

Maior festa municipal será em dois finais de semana: 5, 6, 7, 12 ,13 e 14 de abril

A maior festa da Prefeitura de Itatiba já tem data para a edição de 2024: vem aí a 19ª Festa do Caqui & Cia. nos dias 5, 6, 7, 12 ,13 e 14 de abril. A promoção é das secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura.

A estrela da Festa é o caqui por ser o fruto de maior produção na cidade, com média anual de 5.000 toneladas colhidas. A venda total no último ano superou em sete toneladas o recorde anterior: foram comercializadas 29,6 toneladas de frutas. Desde 2003, quando foi realizada a 1ª festa, esta foi a maior movimentação agrícola no evento.

Mais de 130 mil pessoas – entre público local, regional e de diversas partes do país – foram ao Parque Luís Latorre durante sete dias de evento em 2023. Para esta edição, é esperado o mesmo sucesso.

A Festa continuará contando com entrada e estacionamento gratuitos, garantindo o acesso a todos os visitantes. Outro ponto forte é a Praça de Alimentação, comandada pela Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi).

Vitrine aos produtores

Grande feito da última edição da Festa do Caqui & Cia. foi o recorde histórico na venda de frutas, que movimentou a agricultura local. Os produtores rurais das melhores frutas apresentadas na 18ª Festa do Caqui & Cia. foram premiados em julho. Houve prêmio para o caqui tipo rama forte – o mais cultivado no município – e o tipo Taubaté. Estes caquis selecionados dos produtores locais participaram do Leilão de Frutas, realizado aos domingos, sendo uma das tradicionais atrações da Festa.

Além disso, foram bem contabilizadas vendas de vinhos, sucos, licores, vinagres, doces, molhos, pimentas e geléias, orquídeas, mel, unidades de pães, bolos e bolachas, produzidos pelos produtores, sem contar as mais de 8 mil mudas produzidas no Viveiro Municipal e doadas gratuitamente no estande da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.


Terra secular do caqui

Itatiba, terra do caqui há quase um século (os primeiros pés datam de 1925), tem 73 produtores que cultivam 64 mil pés em 160 hectares, principalmente nos bairros do Morro, Mombuca, Tapera Grande e do Pinhal.

A produção anual chega a movimentar R$ 13,5 milhões no agronegócio. As políticas públicas municipais fortalecem a agricultura familiar, como assistência técnica gratuita aos produtores, subvenção do seguro agrícola e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivo rural do Circuito das Frutas.

 

Circuito das Frutas

A Festa do Caqui & Cia. tem apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Itatiba e do Circuito das Frutas, uma região turística que envolve também os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

O Circuito é bastante conhecido pela produção de diversas frutas e por inúmeros eventos ligados à temática, realizados anualmente, como a itatibense Festa do Caqui, celebrando o cultivo e valorizando o produtor rural dos municípios. Valinhos, por exemplo, realiza neste janeiro a 73ª Festa do Figo – 28ª Expo Goiaba no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que segue até 28/01. Jundiaí também está com sua 39a. Festa da Uva e 10a. Expo Vinhos, seguindo até o início de fevereiro.

 

Crédito: Arquivo – Renato Jr./PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo