CULTURA

Faculdade Febraica e Ordem dos Capelães do Brasil outorgam títulos de Doutor (a) Honoris Causa a itatibenses.

No último sábado, dia 13 de abril, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Diadema a cerimônia de outorga de títulos de Doutor (a) Honoris Causa. Organizada pela Faculdade Febraica e a Ordem dos Capelães do Brasil, 260 pessoas de diferentes partes do Brasil, inclusive brasileiros (as) que residem em países do exterior, receberam a honraria.

 

A cidade de Itatiba foi representada por, Simone Cristina Justino Nascimento da Cruz, Policial Militar, atleta e dançarina. Instrutora PROERD e JBA. Fundadora e Presidente do Instituto Excelência Negra-IEN, é formada em Pedagogia, Pós-graduada em Docência para o Ensino Superior e História e Cultura Afro Brasileira, é certificada nos Cursos de Contribuição Indígena e Africana na Formação do Povo Brasileiro, Políticas Públicas, Serviço Social, Direitos Humanos, Cultura Africana, Cidadania e Sociedade, Marketing, todos habilitados pela também Universidade Leonardo Da Vinci e Programa de Desenvolvimento Familiar, formação pelo I.S.C, tudo por acreditar na educação.

 

José das Graças Venâncio da Silva (Mestre China) é o praticante de Capoeira com mais tempo em atividade na cidade de Itatiba, sendo o pioneiro, no final da década de 1970, a iniciar um trabalho formal, com um grupo de pessoas, metodologia de ensino com a introdução de aulas semanais, físicas, teóricas e musicais, fazendo uso de uniformes, graduações e com a organização de rodas e eventos. Presidente fundador da Associação de Capoeira Estrela D’Alva, com adeptos em Itatiba e cidades da região. Diretor Regional de Capoterapia ministrando, há mais de dez anos, aulas na cidade de Itatiba.

 

Everton Lourenço (Contramestre Preto) natural de Itatiba atua na Capoeira desde o início da década de 1990, formado em Educação Física, com inúmeras especializações técnicas e culturais da Capoeira. Cofundador do Centro Cultural Axé Dendê Capoeira, é o supervisor responsável pela organização de rodas e eventos. Na sua trajetória, a convite de Mestres (brasileiros), realizou uma turnê europeia promovendo e divulgando a Capoeira e a Cultura Afro-brasileira. Suas atividades atuais estão divididas entre as aulas semanais na cidade de Itatiba e suas viagens para ministrar aulas e cursos no território nacional e no exterior.

 

André Roberto Braga (Professor Wolverine), itatibense, Professor de Capoeira, repórter fotográfico, artista, acróbata, dançarino, cantador, instrumentista, agente internacional de cultura e pesquisador, sempre promoveu a Capoeira e a História e Cultura do Brasil por onde passou. Levou seus conhecimentos e habilidades para a Ásia, África e Américas, atuando nesses continentes tanto como capoeirista quanto artista e agente de cultura afro-brasileira.  Praticante de Capoeira desde 1996, estando à frente da organização de rodas e eventos ao longo dessas quase três décadas dentro e fora do Brasil.

 

Doutor Honoris Causa é um título atribuído a pessoas famosas, de projeção nacional ou internacional, que tenham contribuído de maneira notável para o progresso das Ciências, Artes ou da Cultura. As pessoas escolhidas para receber o título de Doutor Honoris geralmente beneficiaram, de forma excepcional, a humanidade ou seu país.  O título de Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida por uma Universidade. O nome tem origem do latim e significa “por causa de honra”. Por isso, esse título é dado em reconhecimento a quem fez um importante trabalho, mesmo que a pessoa não tenha graduação ou especialização na área.”

 

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-o-titulo-de-doutor-honoris

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo