ITATIBA

Esgrima, Goalball, Rugby e Tiro com Arco atraem participantes para Festival Paralímpico

Esgrima, Goalball, Rugby e Tiro com Arco atraem participantes para Festival Paralímpico em Itatiba

 

2ª etapa do evento nacional foi realizada sábado (23/09) pelo Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes

A Prefeitura de Itatiba promoveu no último sábado (23/09), no Ginásio Municipal de Esportes José Boava, a segunda etapa do Festival Paralímpico 2023. Itatiba é uma das 100 cidades no país selecionada para o evento e este é o terceiro ano consecutivo que o município participa da realização do Festival Paralímpico Loterias Caixa, voltado a pessoas com deficiência (PcDs), através do Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes. Em maio último ocorreu a primeira etapa deste ano.

Esgrima, Goalball, Rugby em cadeira de rodas e Tiro com Arco foram as modalidades da vez, estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “Foi um sucesso! Tivemos 110 participantes que puderam praticar as modalidades. Estamos muito felizes! O evento superou nossas expectativas”, disse a profa. Heloisa Pereira Pancotto Ruy, coordenadora voluntária do Festival ao lado do prof. Eduardo Perrone, que é do Departamento de Esportes Adaptados.

A abertura, que contou com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, teve apresentação do Grupo Mente & Corpos, com crianças e adolescentes PcDs. Também presente, o secretário de Esportes Marcelo Cyrillo, que incentivou os participantes. “Ser vencedor não é ganhar do outro. É superar seus próprios limites”, disse, ressaltando que o que significa estar entre as 120 cidades escolhidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Temos o privilégio de receber essa atenção do comitê há três anos, o que soma na luta pela inclusão de pessoas com deficiência no esporte!”. Todos os PCDs, seja de deficiência física, visual ou intelectual, puderam participar contando com cerca de 30 voluntários no desenvolvimento das atividades e na mobilidade dos participantes.

Voluntariado

Parte importante do evento é engajar voluntários para ajudar a desmistificar a participação de pessoas com deficiência no mundo esportivo. Neste ano, cerca de 30 voluntários, de Itatiba e cidades vizinhas, participaram desta segunda etapa anual do Festival.

“Observamos o grau de dificuldade de cada participante e vamos adequando o posicionamento. É muita superação e força de vontade em atingir o objetivo colocado a eles. E ver a alegria deles em comemorar, é um momento único, uma lição de vida para gente”, disse o voluntário Renato  Amaral, estudante de Educação Física na USF (Universidade São Francisco) de Bragança Paulista, que ficou à frente da modalidade Tiro ao Arco.

“É muito gratificante ajudar o pessoal e fazer novas amizades. Ver o sorriso no rosto deles e aprendemos muito com eles neste amor ao próximo, ao poder ajudar, é muito gratificante. Até difícil explicar. É show de bola”, ressaltou o voluntário Alex Mariano Ramos, estudante de Educação Física e morador de Piracaia que veio com os amigos participar pela segunda vez neste Festival em Itatiba.

Itatiba foi uma das 120 sedes de todas as regiões do país selecionadas para este evento do CPB, que celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/09). O Festival Paralímpico é realização do Comité Paralímpico com patrocínio das Loterias Caixa/Governo Federal e, em Itatiba, tem apoio de DryAll, Projeto Primeiras Braçadas e Jofege.

 

 

Crédito: Akio Iwano Fotografia/ CPB e Mari Carla Giro/PMI (FestParalímpico)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo