COSMÓPOLIS

Equipe técnica do ‘Plano da Primeira Infância’ realiza visita ao ‘Mundo das Crianças’ em Jundiaí (SP)

Na quinta-feira (31), a Equipe Técnica responsável pelo desenvolvimento do ‘Plano Municipal da Primeira Infância em Cosmópolis’, esteve no espaço público ‘Mundo das Crianças’, localizado em Jundiaí (SP).
A equipe técnica é composta de funcionários das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Esporte, Cultura, Planejamento, Segurança, Trânsito, Finanças, juntamente com o Legislativo e representantes dos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e APAE, acompanhados da Ana Paula, representante da Avante- Educação e Mobilização Social, que desenvolve o projeto ‘Primeira Infância Cidadã’, em parceria com a Petrobrás no assessoramento do município para a elaboração do Plano pela Primeira Infância de Cosmópolis.
O Mundo das Crianças é uma extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí (SP), administrado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), sendo um espaço criado para estimular o contato e a interação com a natureza, o brincar e a curiosidade infantil, possuindo diversas atrações e atividades para toda a família.
A equipe técnica de Cosmópolis visitou a ‘Fábrica da Infância Japy’, espaço também localizado no município, voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre brincadeiras e a infância.
Segundo a Equipe Técnica do ‘Plano Municipal da Primeira Infância’, é de singular importância as trocas de experiências entre as equipes de outros municípios, para elaboração de políticas públicas efetivas, possibilitando experiências e informações, que é um dos valores do trabalho que está sendo desenvolvido em Cosmópolis, onde cada profissional, tem uma visão diferenciada na identificação dos obstáculos e propor soluções eficientes.
No município de Jundiaí (SP), nomeado pelos programas como ‘Cidade das Crianças’, as políticas públicas intersetoriais e prioritárias para as Infâncias integram o programa municipal que leva este nome.
Alinhado com as prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o programa municipal é baseado em oito pilares fundamentais:
Direito a Brincar, Garantir Autonomia, Promover a Participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramenta de Desenvolvimento, Rede Internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo