Educação traz teatro para dentro das escolas com público aproximado de 2.000 alunos
Projeto Arte Vida – que tem alunos da rede como atores – teve apresentações dentro de escolas municipais desde abril
A Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba, por meio do CAEC (Centro de Atividades Educacionais Complementares), levou o teatro para dentro das escolas municipais neste ano. Cerca de 2.000 alunos, desde Cemei’s até o Ensino Fundamental, assistiram uma versão da peça infantil Brincadeiras, que vem sendo encenada desde abril – com última apresentação nesta semana.
Realizada pelo projeto Teatro Arte Vida, que une arte e aprendizado lúdico, a peça é dirigida pelos professores municipais Elaine Munhoz e Paulo Monte e foi desenvolvida especialmente para crianças com objetivo de proporcionar uma experiência teatral significativa tanto para os jovens alunos do projeto quanto para as crianças em idade escolar na Rede que compuseram seu público.
Com cenários e figurinos coloridos, Brincadeiras não apenas entretém, mas também educa os jovens espectadores, por meio de diálogos divertidos abordando temas como amizade, respeito, imaginação, música e a importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil. Os personagens enfrentam desafios que ajudam as crianças a compreenderem importantes valores enquanto se divertem.
Arte Vida
O Projeto Teatro Arte Vida da Secretaria da Educação é voltado a alunos da Rede Municipal de Ensino e ensina técnicas de atuação e habilidades essenciais como trabalho em equipe, empatia e comunicação.
O projeto oferece aulas semanais, bem como apresentação de duas peças anuais no Teatro Ralino Zambotto. Há ainda o braço Rádio Em Foco, em que alunos semanalmente apresentam um programa direto dos estúdios da rádio CRN-AM de Itatiba.
Mari Carla Giro
Coordenadora de Governo