SAÚDE
Diagnóstico precoce do retinoblastoma apresenta cura em 90% dos casos
O Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma acontece em 18 de setembro e para intensificar a conscientização, o casal de jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert protagonizam a segunda edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”.
O retinoblastoma é um tipo de câncer raro, com origem nas células da retina (responsável pela visão) e de acordo com o Ministério da Saúde, anualmente são diagnosticados cerca de 400 novos casos, com maior incidência em crianças com idade inferior aos 5 anos.
De acordo com o oftalmologista Fernando Naves, do hospital Santa Casa de Mauá, é importante conscientizar sobre o diagnóstico precoce dessa doença, que em estágio inicial apresenta 90% de chances de cura. O retinoblastoma pode ocorrer em um olho e surgir a partir da mutação de uma célula ou ser hereditário, em razão de uma mutação genética, podendo atingir os dois olhos. “Os pacientes com a doença aumentam em 50% as chances de passar essa condição para os filhos”, explica o médico.
Entre os principais sintomas da doença estão o reflexo na pupila ou olho de gato, que pode ser notado em fotos com flash, estrabismo, globo ocular aumentado, problemas de visão, vermelhidão e dor nos olhos.
A doença pode ser diagnosticada por meio de exames de rotina ainda nos primeiros dias de vida e um deles é o teste do olhinho, que indica as alterações, ultrassonografia e ressonância, além de visitas periódicas ao oftalmologista nos primeiros anos de vida.
O tratamento dependerá do tipo e do estágio da doença, mas a maioria é feito com medicamentos, terapia a laser e crioterapia, que permite ao paciente continuar enxergando. Nos casos mais graves, são indicadas quimioterapia, radioterapia e a cirurgia para retirada do globo ocular.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .
MP & Rossi Comunicações