Na quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023 às 19h, será realizada uma Roda Festiva em comemoração ao Dia do Capoeirista. A celebração é aberta a todos os praticantes de Capoeira e a população. A concentração será na Praça “Juliana Alexandre”, que dá acesso ao Teatro Ralino Zambotto em Itatiba.
Não há registros de um motivo específico pela escolha do dia 03 de agosto como sendo o Dia do Capoeirista. Ocorre que no ano de 1985 o Estado de São Paulo criou a Lei nº 4.649 para homenagear as pessoas praticantes de Capoeira e desde então essa data foi incorporada ao calendário, e é celebrada por capoeiristas do Brasil e do mundo.
Inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2008, a Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana.
Considerada um símbolo de luta e resistência, a Capoeira é a expressão viva da cultura afro-brasileira. Uma luta que compreende elementos de artes marciais, música e movimentos de dança, e que após longos anos de proibição, passou a ser mundialmente conhecida e respeitada. Todas as conquistas para o reconhecimento da Capoeira são muito importantes para a Cultura Brasileira, pois expressam a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, como estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.
Em 2008, a roda de capoeira foi considerada como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em 2014, em Paris, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e em Itatiba, a Lei N° 4.627/2014, incluiu no Calendário Oficial do município a “Semana da Capoeira”. O projeto de lei que é de autoria do ex-vereador Thomas Capeletto de Oliveira, atual Prefeito, objetiva incentivar jovens e adultos a participar e valorizar a cultura brasileira através da prática esportiva da Capoeira, de suas cantigas, histórias, oficinas e, acima de tudo, estimular o relacionamento humano, com diversas atividades a serem realizadas na semana em que se comemora o Dia do Capoeirista, em 03 de agosto.
Organizada pelo Professor Wolverine, a Roda do dia do Capoeirista tem como objetivo reunir praticantes de Itatiba e cidades da região, contando com a presença da população e das famílias para celebrar a Capoeira.