De Olho na Lua: cerca de 450 pessoas participaram de observação no Ferraz Costa
Atividade realizada pelo Planetário Municipal foi na pista de atletismo e atraiu famílias
A pista de atletismo do Parque Ferraz Costa recebeu um público diferente na terça (25) e na quinta (27/07) para a atividade De Olho Na Lua. Nas duas noites, cerca de 450 pessoas de todas as idades viveram esta experiência, que é uma forma na prática de se fazer a divulgação do conhecimento científico.
Promovida pela Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, por meio do Planetário Municipal Prof. Benedito Rela, a ação reuniu famílias inteiras para ver a Lua Crescente de um jeito diferente, com telescópio de alta precisão. “Foi bem bacana. Durante uns 40 minutos o céu fechou, mas depois limpou e todos conseguiram observar muito bem”, comentou o prof. Carlos Mariano, astrônomo do Planetário de Itatiba, sobre a atividade da última noite.
Experiência brilhante
Tudo de graça, ao ar livre e muito divertido, como contou Edina Rocha, moradora do Residencial Itatiba Country, que, junto com seu filho Henrique Viana, levou o sobrinho Paulo Franco da Rocha, de 7 anos, morador de Alfenas (MG) e aprovou as férias que está passando em Itatiba. “Muito legal e está dando para ver a Lua! É muito bonita a experiência. Deu pra aproveitar bastante”, disse Henrique. “Primeira vez que eu vi a Lua no telescópio e está bem brilhante”, completou o pequeno Paulo.
Outro pequeno que ficou encantado é o Bernardo, 5 anos, que foi acompanhado da mãe Erika Bazoni. “Eu consegui ver um monte de coisas da Lua, é muito legal ver”, disse, que queria ter um telescópio para ver todo dia em casa. “Foi uma experiência bem legal, um programa bem diferente, com o adicional de ser gratuito – isso faz diferença, principalmente neste finalzinho de férias. É um assunto que ele curte e a gente aprende junto. Gostei bastante”, declarou a mamãe.
Da Vila Cruzeiro, a família Campos da Silva, formada pelo casal Mara Karla e Fernando e o filho Diogo (8), estava empolgada com a experiência inédita. “É bem legal! Eu nunca tinha visto a Lua tão perto!”, disse Diogo. “Estou bem surpreendido! Fiquei impressionado com a qualidade do equipamento e da imagem. Acho que é uma atividade bem importante para a criançada e para os adultos”, contou Fernando.
Melhorias
Neste mês de julho, o Planetário – que completará 20 anos em novembro e que já recebeu quase 200 mil pessoas nestas duas décadas – está passando por reformas de melhorias. Assim que a reforma for concluída, voltará a realizar sessões escolares – de terça a sexta – com grupos de estudantes de Itatiba e região, além das sessões públicas aos domingos – às 16h e às 17h30.
Crédito: 1 Mari Carla Giro/PMI;