Cobema Itatiba: cachorra que sofria maus tratos tem novo lar
Antigo tutor foi preso após denúncia ao Cobema, que cuidou da cachorra e auxiliou processo de adoção
Um desfecho feliz: a Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema), que integra a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba, informa que foi adotada na última sexta-feira (11/08) a cachorra que corria risco de morte devido aos maus tratos, situação identificada no final de junho último.
Naquela ocasião, uma denúncia resultou na prisão em flagrante pela Polícia Civil de Itatiba de um homem de 40 anos, residente no Jardim das Nações, pelos comprovados maus tratos tanto à fêmea quanto aos filhotes então recém-nascidos.
Apesar de a Cobema não ter recolha de animais, este foi um caso excepcional, já que tanto a fêmea quanto os quatro filhotes corriam risco de morte por doenças (sarna e infecções) e desnutrição – com costelas aparentes. Havia uma quinta filhote, que teria morrido por atropelamento naquele dia.
Quem a adotou foi a servidora pública municipal Letícia dos Anjos. “Ela veio à Cobema, estava buscando uma fêmea adulta e se encantou com a Cacau, que é muito boazinha e muito carinhosa. Agora encontrou um lar amoroso e está se dando muito bem. Só temos a agradecer por este final feliz demais”, disse a coordenadora da Cobema, secretária-adjunta de Meio Ambiente e Agricultura, Regina Célia de Abreu. Cacau foi adotada já castrada, via Cobema.
Filhotes para adoção
Os quatro filhotes também ficaram sob tutela da Cobema. Destes, dois já foram adotados; outros dois machos, com cerca de dois meses e meio, seguem à disposição para serem levados a novo lar. Interessados podem procurar a Cobema, que auxilia no processo de adoção, na Av. José Boava – 1.350, Bairro da Ponte – anexa ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE).
O horário de funcionamento da Cobema é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Palestras Cobema
Além de dar orientação em casos de oferta de lares temporários e auxílio no processo de adoção, a Cobema busca garantir a efetividade de políticas públicas de proteção aos animais e trabalhar na averiguação de denúncias e acompanhamento de animais com sinais de maus-tratos. Também realiza palestras de conscientização sobre guarda responsável, inclusive com um trabalho em andamento junto a crianças das escolas da Rede Municipal de Ensino. Denúncias sobre maus tratos podem ser feitas pelo telefone 4487-2805.
Crédito: Divulgação Cobema/PMI