Café na Casa da Agricultura comemora Dia do Agricultor nesta sexta (28/07)
Evento teve a presença do prefeito Thomás e enfocou CEP Rural e emissão do Cadastro de Agricultura Familiar
Para celebrar o Dia do Agricultor, neste 28 de julho a Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, ofereceu café da manhã aos produtores rurais na Casa da Agricultura. Acompanhado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e autoridades, o evento celebrativo também foi oportunidade para os agricultores saberem mais sobre benefícios que o município e parceiros oferecem.
“Afinal, mais de 20% do PIB de Itatiba – que são as riquezas que nossa cidade produz – vêm do campo. O agricultor merece todo nosso respeito e apoio. Sem ele, não temos boa parte da comida na mesa”, ressaltou o prefeito.
Destaque divulgado é que a partir da próxima segunda-feira (31/07), o Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) passa a ser emitido também por servidores da Casa da Agricultura. Após convênio firmado com o Governo do Estado na última semana, agora a Seção de Agricultura da Prefeitura de Itatiba também está autorizada a emitir o CAF diretamente ao produtor, sendo cidade pioneira na região a oferecer municipalmente o serviço.
Outro benefício destacado no evento é o CEP rural, que viabiliza a localização exata até as porteiras dos sítios. Este número, obtido através do programa estadual Rotas Rurais, facilita a localização do produtor, aumentando suas possibilidades de negócios. Os agricultores que ainda não aderiram foram convidados a participar.
O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hiroshi Bando, salientou também o programa municipal Avança Itatiba, que está levando asfalto à zona rural. “Pelo menos 18 estradas já receberam asfalto nos últimos meses, e ainda tem aquelas que estão recebendo tapa-buracos, onde os trechos tiveram problemas de piso, numa manutenção constante, o que ajuda a escoar a produção”, lembrou.
Esse olhar para as estradas rurais vem fazendo a diferença no dia a dia dos produtores rurais de Itatiba. Edinei Bulgarelli, produtor rural no Morro Azul, pediu a palavra e ressaltou: “Planto milho, eucalipto e mexo com gado. Tivemos a estrada Aquilis Rigolo Filho asfaltada, o que ajudou muito a todos nós, que vivíamos tendo problema de encalhe de caminhão, dificultando o transporte de carga. Tivemos também outro caminho asfaltado, trecho até a divisa com Jarinu, que tinha morros e muita dificuldades para nós, mas agora tem essa benfeitoria. Hoje o que mais precisamos é estrada boa para transportar nossos produtos, e agora facilitou a vida”, declarou, apoiado pelos outros agricultores.
Produtor familiar
Estima-se que 150 agricultores em Itatiba têm possibilidade de emitir o CAF e cerca de 80 estão ativos. O CAF substitui a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para fins de acesso a todas as políticas públicas que têm esse documento como requisito. Ter o CAF proporciona aos produtores, por exemplo, ter acesso a benefícios como financiamento com juros especiais.
É importante ao produtor que trabalha com a família no campo – com renda da agricultura familiar e área cultivada específicas e número de funcionários que não ultrapasse o número de integrantes da família que trabalham.
A Casa da Agricultura está à disposição para informar quanto à documentação necessária para a emissão do CAF, bem como para a atualização caso já tenha expirado a validade. A Casa da Agricultura funciona de segunda a sexta-feira e está localizada na Praça Frederico Junqueira, na Vila Cassaro.