Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher, mobiliza ações no próximo sábado (26/08)
Serão oferecidos diversos serviços e orientações, das 9h às 12h, na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda
A Prefeitura de Itatiba, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, realizará uma manhã de serviços focada no Agosto Lilás, campanha nacional de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando denúncias de agressão e promovendo conscientização. A ação é encabeçada pelo FSS por meio da sua unidade especializada no público feminino, a Casa Rosa da Mulher.
Será no próximo sábado (26/08), das 9h às 12h, no prédio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda (Av. Nair Soares de Macedo Fattori, 200 – ao lado da rodoviária). O atendimento é de livre demanda: basta comparecer para ter acesso a todos os benefícios oferecidos.
Serão oferecidos corte de cabelo, massagem, doação de roupas, esmaltação e oficina (veja mais abaixo). A Guarda Municipal (GM) de Itatiba estará presente com a Base Móvel e fará orientação sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha. Terá ainda desenhos para colorir, a presença do fantoche mascote Vicky e apresentação da Fanfarra Mirim da GM. A Delegacia de Polícia de Itatiba, que integra esta rede de enfrentamento à violência doméstica, fará plantão no local oferecendo orientações sobre denúncias e medidas protetivas.
Serviços do Agosto Lilás
Serão realizadas rodas de conscientização sobre o tema para os homens e outras para as para mulheres, abordando leis de proteção e rompimento do ciclo de violência. Terá ainda o Varal Solidário, com doação de roupas feminina, masculina e infantil, além de oficina de confecção de absorvente reutilizável sustentável, com apoio do Retalhos do Coração, o ateliê de costura do FSS de Itatiba.
Serviços voltados ao bem-estar e fortalecimento da autoestima da mulher também estarão presentes com análise de imagem pessoal, corte de cabelo, esmaltação de unha, designer de sobrancelha e massagem mãos e pés.
Entre os cuidados com a saúde, também estão a aferição de pressão e o teste de glicemia. Também haverá distribuição de material informativo, cartilha da campanha e orientação dos canais de denúncia e redes de apoio.
O Agosto Lilás municipal 2023 tem o apoio de Agiliza Saúde, da Cruz Vermelha São Paulo, Drogaria Total, Grupo Entre Rosas, Grupo Gabetta, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto D, Mari Custódio, Movimento ODS – Núcleo Itatiba, Quebrando O Silêncio e Sabesp.
Sobre o Agosto Lilás
O mês de agosto foi escolhido para esta campanha em referência à Lei Maria da Penha, que foi sancionada neste mês em 2006, e estabelece mecanismos legais para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres. O objetivo geral do Agosto Lilás é criar uma cultura de respeito, igualdade de gênero e não violência, além de promover a garantia dos direitos das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.
Nesta ação, ao menos quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) são impactados: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 16 – Paz, Justiças e Instituições Eficazes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Crédito: Divulgação/PMI