Obra próxima à Ponte do Cruzeiro deve ser concluída neste mês
Trecho é etapa conclusiva de 2km de novo emissário de esgoto realizado pela Sabesp com investimento de R$ 7 milhões da Fibra Experts
A Prefeitura de Itatiba informa que está prevista para este mês a conclusão de obra próxima à Ponte do Bairro do Cruzeiro, Ponte Maria Helena Caetano Paladino, iniciada no último ano. O trecho contempla a última etapa de instalação de quase 2 km de novo emissário de esgoto ao longo das avenidas Dr. Mendel Steinbruch e Domingos Paladini até a rotatória da Rodovia das Estâncias.
Esta obra resultará em melhorias significativas nos sistemas de esgoto e abastecimento de água do município, refletindo um esforço conjunto para o avanço na infraestrutura da cidade. Gerenciadas e executadas pela empresa Fibra Experts, seguindo diretrizes estipuladas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as obras são contrapartida à aprovação de empreendimento imobiliário.
O investimento da empresa, que informou a previsão de término das obras, é de aproximadamente R$ 7 milhões e contempla ainda 400m de novo emissário ao longo do Córrego Jurema, a construção de uma adutora de água tratada com extensão de 1km e reforço na Estação Elevatória de Água Tratada do Cruzeiro.
Rochedo no caminho
A demora para conclusão das obras se dá devido a um desafio encontrado na profundidade da escavação neste trecho final, de 25m de extensão na Av. Domingos Paladini, que é a presença de um grande maciço rochoso a ser desmontado. Destes 25m, restam apenas 7m de desmonte.
Após o desmonte, será realizado o assentamento da tubulação e os processos de aterro e recomposição do asfalto. Toda esta etapa deve ser concluída até final de fevereiro.
A Prefeitura exigiu que todo o trecho de 2 km fosse executado com menos transtorno. Assim, a empresa fez uso do chamado método não destrutivo (MND), técnica de instalação de tubulações mais custosa e com equipamentos de alta tecnologia, que dispensa a necessidade de abertura de valas a céu aberto. Apenas neste trecho específico não foi possível utilizar esta tecnologia.
Os envolvidos agradecem a compreensão dos motoristas pelos transtornos que resultarão em melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida dos moradores de Itatiba.
Crédito: Tatiana R. Petti/PMI