Corridas de rua fazem aumentar a procura por locação por curto período nas capitais paulista e fluminense
Participantes da São Silvestre, em São Paulo, e da São Sebastião, no Rio de Janeiro, preferem a chamada short term rental às reservas em hotéis, segundo levantamento da Lighthouse
As corridas de ruas atraem cada vez mais adeptos e isso impacta diretamente a atividade turística no Brasil. Olhando para as datas das provas mais tradicionais do país já é possível identificar o aumento na procura por reserva de hotéis e, sobretudo, de imóveis para estadia de curta duração. De acordo com dados da Lighthouse, plataforma de inteligência de negócios de hospitalidade baseada em nuvem, em São Paulo, onde acontece a São Silvestre no dia 31 de dezembro, 33% dos quartos em unidades de estadia por locação de curto prazo (short term rental) já estão lotados e na hotelaria da capital paulista as reservas para a ocasião somam 8%, o que demonstra a preferência dos hóspedes para as unidades de locação.
A corrida de 15 km mais famosa da América Latina com o limite de 35 mil inscritos, a São Silvestre faz aumentar a procura por estadia principalmente na região da Avenida Paulista e no Centro de São Paulo. Além deste tradicional evento esportivo, a festa de réveillon promovida na Avenida Paulista também puxa a procura por estadia.
Os brasileiros lideram as reservas. Eles são responsáveis por cerca de 98% nas buscas por hotéis. Além de serem, também, os principais nas buscas por voos, seguidos pelos norte-americanos e italianos.
No Rio de Janeiro, onde a corrida de São Sebastião para adultos e a Corrida de São Sebastiãozinho, para crianças, acontecem no dia 20 de janeiro, no Aterro do Flamengo, o cenário é semelhante ao de São Paulo. Para a véspera das corridas, 19 de janeiro, cerca de 6% dos hotéis e 34% das locações por curto prazo no Rio de Janeiro já estão indisponíveis, segundo o monitoramento da Lighthouse.
Os corredores e familiares devem ter algumas dificuldades na contratação de aluguéis de curto período, com a mudança de demanda de alta para muito alta nos principais bairros que ficam próximos ao evento, como Flamengo, Catete e Botafogo, e a expectativa é que a procura se acentue conforme a proximidade das corridas. Grande parte dos locadores estão com a estratégia de, no mínimo, duas noites de estadia. A corrida de rua mais famosa da capital fluminense está esquentando a procura por voos para o Rio, no período de 17 a 22 de janeiro, e além dos brasileiros, os argentinos e chilenos são os que mais buscam voos e estadia no Rio de Janeiro, conforme mostra a Lighthouse.
Estima-se que existam cerca de cinco milhões de praticantes de corrida no Brasil e quando se consideram também as caminhadas, uma alternativa para quem quer uma atividade mais leve, o total de praticantes pode saltar para 23 milhões de brasileiros, de acordo com o projeto Circuito Popular de Corrida de Rua do Instituto Brasileiro De Inclusão Sociocultural. “Diante desta demanda, os meios de hospedagem que se adaptam para receber os esportistas, por exemplo, servindo o café da manhã mais cedo por conta dos horários das provas, tendem a conquistar mais hóspedes”, afirma Ricardo Souza, Team Leader LATAM da Lighthouse.
Sobre a Lighthouse
A Lighthouse, antiga OTA Insight, capacita os hoteleiros a terem resultados de receita, distribuição e marketing mais inteligentes por meio de sua plataforma comercial líder de mercado. Com atualizações em tempo real, suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e painéis altamente intuitivos e personalizáveis, a empresa tem integração com várias ferramentas do setor, incluindo sistemas de gerenciamento de propriedades hoteleiras, soluções RMS líderes e provedores de benchmarking de dados. A equipe de especialistas internacionais da Lighthouse oferece atendimento a mais de 63 mil clientes em 185 países. Vencedora das categorias Best Rate Shopping & Market Intelligence Solution, Parity Management Software e Business Intelligence nos HotelTechAwards 2020 e 2021, é amplamente reconhecida como líder em business intelligence para a hotelaria.
Amanda Melo | Bussines Factory
Analista de Comunicação