GM completa 56 anos com manhã de festa no teatro
Evento terá homenagens a GM’s e por tempo de serviço e ações meritórias. Figuras importantes na história da corporação também estão entre os homenageados
Nesta sexta-feira (10/11) a Prefeitura de Itatiba celebra os 56 anos da Guarda Municipal de Itatiba. Para marcar a data, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão promove cerimônia festiva no Teatro Ralino Zambotto a partir das 10 horas, aberta à população, e terá homenagens a guardas municipais que se destacaram no trabalho ao longo do último ano, bem como serão homenageadas as turmas de 1995 e 1998 – de onde vieram vários profissionais ainda hoje em atuação. A manhã de festa terá também homenagens pontuais a figuras importantes para a história da corporação.
As turmas de 95 e 98 foram escolhidas pois delas vieram dezenas de GM’s que ainda estão na corporação. 65 profissionais integraram essa homenagem pelos 25 anos ou 28 anos de serviços, em que serão contemplados com diploma comemorativo e com uma barreta, que é uma distinção a ser colocada em seus uniformes, alusiva ao tempo dedicado ao trabalho na segurança do município.
“Nossa Guarda Municipal faz um trabalho que merece destaque. Temos uma cidade com qualidade de vida e boa segurança, em se comparando índices regionais e estaduais. Isso com certeza está ligado ao trabalho dos agentes de segurança municipal, que a cada aniversário da GM nos últimos anos vêm tendo esse reconhecimento formal”, diz o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira.
“Essa é uma inovação que essa gestão implantou, de homenagear pontualmente e individualmente os guardas, seja por ações meritórias ou por tempo de serviço. Esse, aliás, um diferencial na profissão, uma vez que buscamos cada vez mais essa proximidade com a população. Por isso é tão importante comemorar quem já está há tanto tempo na GM”, ressalta o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antônio Henrique Pereira.
Ações meritórias
Momento aguardado na celebração é a entrega das barretas por ações realizadas no ano. Serão homenageados 51 nomes, divididos em três categorias de méritos: da Guarda, da Ação e da Vida.
Para as homenagens de Mérito da Guarda e da Ação, foram considerados pela corporação os GM’s que realizaram o maior número de prisões no período. Juntos, os trabalhos somaram mais de 100 prisões pelos mais diversos crimes, trazendo maior segurança para a cidade.
Já para a homenagem de Mérito da Vida, em que serão contemplados cinco GM’s, foram consideradas atuações que salvaram vidas, como a busca em mata por um idoso de 74 anos perdido na zona rural de Itatiba em setembro último, que durou mais de dez horas. Também será lembrado o caso de uma mulher que foi convencida a desistir de tirar a própria vida numa rodovia da cidade.
“Também teremos a homenagem ao ex-prefeito e hoje secretário municipal, Adilson Franco Penteado, que – em 1998 estava à frente do município – quando houve o ingresso da maior turma de guardas de todos os tempos, inclusive a primeira que trazia mulheres”, diz o secretário.
Evolução
A Guarda Municipal, que foi criada em 31 de outubro de 1967, só passou a admitir mulheres há 25 anos, vindas da turma pioneira de 1998 e nesta sexta, elas serão homenageadas pelos 25 anos de serviços na corporação. Dela também veio a atual comandante da Guarda, Jaqueline Bortolozzo, que relembra: “Na época, foram 32 mulheres. Hoje temos cerca de 18 delas que seguem bem ativas, o que é motivo de muita satisfação para nós, que estamos com mais de 25 anos de carreira. Um caminho extenso e difícil, onde encaramos desafios, mas acredito que a força feminina transformou muito a Guarda também. É uma grande satisfação e honra”, pontua.
GM atuante
A GM de Itatiba tem divisões específicas e especializadas, caso da Romu – Rondas Ostensivas Municipais, do Gpom – Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos, do Canil – que realiza operações com cães, da Ronda Escolar, do Patrulhamento Ambiental, do Patrulhamento Urbano, além das equipes de patrulhamento ostensivo de rotina e em pontos fixos, do Departamento de Inteligências Integradas e profissionais do setor de Administração.
Crédito: Arquivo/PMI