ITATIBA

Prefeitura entrega novo prédio do Cemei Irene Fumach

Aulas no prédio, que fica no Alto de Fátima, têm início na próxima segunda (11/09)

 

A Prefeitura de Itatiba realizou na tarde desta terça-feira (05/09) a entrega do novo prédio do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (Cemei) Profa. Irene Araújo de Camargo Pires Fumach, que atende em período integral 120 alunos com idade entre 0 e 3 anos.A partir da próxima segunda-feira, 11/09, os pequenos já estarão no novo endereço.

Localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do complexo de construções repletas de história – o atual prédio do Cemei abrigou o antigo Sesi 13, e anteriormente, a escola técnica de Contabilidade. O local é bem próximo, distante cerca apenas de 1km, do endereço anterior – o Colégio Bom Jesus.

“Estamos entregando para a população nossa creche Irene Fumach, abraçando todas as crianças que estavam estudando no Bom Jesus, em virtude do sério problema que aconteceu devido às chuvas do começo deste ano – quando tivemos que fazer uma verdadeira ‘revolução’. Agora elas vêm para este prédio – onde milhares de itatibenses estudaram – uma casa nova onde as crianças estão totalmente seguras. Foram adaptações de quase meio milhão de reais essas que estamos entregando agora”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

O prédio do Cemei Irene pertence à Paróquia de Fátima e está locado à Secretaria de Educação. O pároco pe. Tiago Rodrigues da Costa, deu a bênção ao local durante a entrega, que contou com apresentações artísticas de alunos dos Emebs Eliete e Anna Abreu, bem como a presença de autoridades e de familiares da patronesse: a professora, vereadora e ex-primeira-dama, representados pela filha Luciana Fumach.

A secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, comentou sobre as adaptações feitas no espaço. “Foram cerca de cinco meses de manutenções e adaptações para que pudéssemos estar hoje neste espaço. Foi feita a pintura do prédio – que estava parado – bem como a troca dos sanitários, pias e bebedouros, já que serão para bebês e crianças pequenas – e estão agora da altura deles. Além dos banheiros infantis, também a cozinha foi adaptada, bem como algumas salas existentes, que receberam divisão com drywall. São adaptações para que eles se acomodem da melhor forma possível”, disse a secretária agradecendo a equipe de Obras Escolares, da Secretaria de Educação, na presença da engenheira Andrea Sanfins e da arquiteta Talita Foss.

 

Ambiente transformador

“Estou bastante emocionada, já que Irene fez parte da minha vida. Agradeço a equipe pelo trabalho e digo que aqui será um lugar transformador, um ambiente para o nosso Projeto Sementes do Amanhã, plantando com as crianças o que eles vão levar para a vida. Vamos cuidar de todos aqui com muito carinho”, disse a diretora Elisângela Sales Teixeira, também agradecendo a vice-diretora Gislene Giaretta Riedo e a supervisora Rose Bardi Fonseca, bem como toda equipe do Cemei.

Amplo, o espaço permitirá futuramente ampliar a disponibilidade de vagas, quase dobrando sua capacidade atual com faixa etária também ampliada– para atender crianças de 0 a seis anos da Educação Infantil municipal.

 

Sem alagamentos

Em março último, o Cemei Profa. Irene de Camargo Pires Fumach, que funcionava na Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, foi afetado por alagamento do Ribeirão Jacaré, resultante de fortes chuvas, e as crianças – desde então – foram acomodadas em salas alugadas da Universidade São Francisco (USF)/ Colégio Bom Jesus, na Av. Senador Lacerda Franco, vizinha ao antigo endereço da creche.

Na ocasião, foram feitas adaptações emergenciais nas salas para que os espaços pudessem atender às demandas dos pequenos, além da instalação de refeitório. Não sendo mais possível mantê-la no local original, próxima ao curso d’água, onde foi inaugurada em dezembro de 2020, a Prefeitura iniciou o trabalho para a instalação em novo prédio. No novo, localizado na parte alta da cidade, está sanado o risco de alagamentos.

 

 

 

Crédito:Renato Jr/PMI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo