Prefeitura e Câmara homenageiam Alpina Têxtil pelos 45 anos de fundação
A Câmara da Estância Climática de Morungaba realizou, na noite desta terça-feira (22/8), uma sessão solene para homenagear a empresa Alpina Têxtil pelos 45 anos de fundação.
Realizada no Teatro Municipal Fioravante Frare, o evento reuniu autoridades locais, representantes de toda a sociedade civil morungabense, funcionários e ex-funcionário.
Homenagens
Durante a solenidade, foi apresentado o histórico da empresa e a trajetória de vida de seu fundador Antonio Greco, além de um vídeo comemorativo com depoimentos de funcionários e representantes de algumas das entidades apoiadas pela Alpina Têxtil.
Representando a equipe de funcionários, Ana Faccioni fez a leitura de uma homenagem parabenizando a empresa pelos 45 anos de fundação e destacando o lado humano de seu fundador.
A Moção de Congratulações e Aplausos, no formato de placa, foi entregue ao empresário Antonio Greco pelo presidente da Câmara, Antonio Salvador Marques, juntamente com os vereadores João Luciano Frare, Luis Carlos de Lima, Luis Manoel Freitas, Ramon Moraes, Reinaldo Barbosa, Rogério Fanchin, Tomás Federicci e Virgílio Elias Junior.
“Ao longo desses 45 anos, a Alpina acolheu e ainda acolhe os morungabenses, trazendo tantas benfeitorias para nossa cidade. Decidimos homenagear através da Moção de Congratulações com o intuito de registrar toda a nossa gratidão ao senhor Greco, sua família e todos os colaboradores que ajudaram na construção da Fiação Alpina. A vocês, o nosso sincero respeito e o desejo de que essa grande família cresça e se expanda cada vez mais. Com absoluta certeza, o município de Morungaba e sua população se alegram com essa data”, disse o presidente do Legislativo, Antonio Salvador Marques.
Juntamente com o vice-prefeito Luis Fernando Miguel, o prefeito Marco Antonio de Oliveira – que foi funcionário da empresa durante 34 anos – entregou uma placa em homenagem cuja mensagem exalta o sucesso de seu fundador e toda a sua equipe pela ética e responsabilidade com que conduzem a empresa.
“O senhor Antônio Greco é uma pessoa que influenciou fortemente minha formação. Ainda como funcionário, sempre incentivou minha carreira política e sabia do meu sonho de estar prefeito em minha cidade. E agora, como ex-funcionário e prefeito reeleito, eu me sinto honrado em participar desta homenagem à empresa que, além de gerar inúmeros empregos, é a maior contribuinte e geradora de impostos da cidade. Agradeço ao senhor Greco, parabenizo a Alpina Têxtil e todos os colaboradores que fizeram essa história de 45 anos tão bonita”, disse o prefeito Marquinho em seu pronunciamento durante a sessão solene.
45 anos de muita história
Durante as homenagens, foi destacado o fundador da empresa, Antonio Greco, por sua trajetória de vida e dedicação ao trabalho. Nascido na Itália, chegou ao Brasil em 1949, ainda muito jovem – com apenas 18 anos – iniciando sua carreira profissional no ramo têxtil em São Paulo.
Estabilizado em sua profissão, trabalhou também na Indústria Têxtil Paulo Abreu, a “Pabreu” em Itatiba-SP, até que decidiu dar início a seu próprio empreendimento, junto com outros sócios, com quem procurou pela região um terreno para as futuras instalações. Acabaram por encontrar um bom local em Morungaba, um terreno da família Frederico, onde construíram o primeiro barracão em 24 de agosto de 1978.
Com o passar dos anos, os sócios foram se desligando da então Fiação Alpina, permanecendo apenas Antonio Greco e seus familiares na sociedade da empresa.
Hoje a Alpina Têxtil é uma das mais expressivas empresas do ramo têxtil do país; a maior contribuinte e geradora de impostos no município e também a maior geradora de empregos diretos. São 800 trabalhadores que atuam na produção de fios em Morungaba.
Foi investindo na qualificação de seus recursos humanos, na qualidade dos produtos e na tecnologia de sua produção, que a Alpina expandiu suas atividades e fundou uma unidade em Votorantim-SP, onde 400 funcionários produzem tecidos e malhas.
A Alpina vem colaborando com Morungaba, ao longo dos anos, apoiando as principais causas da população local, como a Apae e outros projetos sociais e participando da cultura local.
Presente à sessão, Antonio Greco agradeceu as homenagens e falou de sua gratidão aos brasileiros e em especial aos morungabenses que o acolheram.
“Amigos de Morungaba, agradeço muito as homenagens desta noite. Deus me deu saúde e me deu oportunidades que eu não deixei passar. Na vida, não há tantas oportunidades e quando elas aparecem é preciso aproveitá-las. No caminho aparecerão tempestades, dificuldades, mas sempre se chega ao destino”, agradeceu o empresário e fundador da Alpina Têxtil, hoje com 93 anos.
Também prestigiaram o evento: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira; a esposa do vice-prefeito Luis Fernando Miguel, Eliana Miguel; o Padre Vitório Gomes de Moraes, da Paróquia Imaculada Conceição; o assessor parlamentar do deputado Edmir Chedid, Nelson Koki; o presidente da Apae, Benedito Masiero; o presidente do Grupo Escoteiro “Rota das Estâncias”, Hernandes de Oliveira; os diretores municipais Leninha Spiguel Polizello (Educação), Monique Molena (Ação e Inclusão Social) e Marcel Assis Mendes de Oliveira (Planejamento), o assessor de Gabinete da Prefeitura, Paulo Marine e alunos do Módulo 1 da sala descentralizada da ETEC em Morungaba.
Comemorações
As comemorações pelo 45º aniversário da empresa prosseguem até o final do mês de agosto. Uma exposição que ilustra toda a história da empresa será aberta ao público nesta sexta-feira (25/8), no Espaço Cultural Sobrado Amalfi, e prosseguirá até o dia 31 de agosto, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Também será promovida pela equipe de funcionários a “Caminhada 45 Anos” na manhã deste domingo (27/8), com concentração e partida da Igreja Matriz até a sede da empresa.
—
Comunicação Social
PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE MORUNGABA